(Foto: Divulgação)

Compartilhe esta matéria!

Outubro Rosa: Valparaíso de Goiás inicia ações com foco na prevenção ao câncer de mama e de colo de útero

Quanto mais cedo as doenças forem diagnosticadas, maiores são as chances de cura

Durante este mês, o Governo Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher e a Coordenação da Atenção Básica, promovem a campanha Outubro Rosa. O objetivo é conscientizar a população do município de Valparaíso de Goiás sobre o câncer de mama e de colo de útero.

Para realizar consultas e coletas de preventivo, as valparaisenses devem procurar uma unidade de saúde próxima de casa.  Além disso, podem buscar assistência no CIAM, que fica localizado ao lado da sede da SMS – no bairro Parque Rio Branco. O Centro oferece atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas seguintes especialidades: Ginecologia, Mastologia, Psicologia, Nutrição e equipe de Enfermagem.

De acordo com o diretor do CIAM, Vinicius Moura, o Outubro Rosa está sendo prestigiado com acolhimento e muito amor na cidade, com atenção especial voltada à prevenção do câncer de mama. “Mesmo com a pandemia não poderíamos deixar passar em branco, hoje toda a Unidade veste Rosa”, destacou.

Saiba mais sobre a campanha

O Outubro Rosa é um movimento nascido nos Estados Unidos e hoje comemorado em todo o mundo. O nome da ação remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população.

Entenda a importância da mamografia

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

Serviços:

Mobilização: Outubro Rosa

Data: De 1º a 31 de outubro

Locais: Unidades de Saúde de Valparaíso/Centro Integrado de Atendimento à Mulher

Da Redação do Alô Valparaíso