Números de celular são clonados por golpistas para pedir dinheiro no WhatsApp em Goiás

Vítimas denunciaram que caíram no golpe e chegaram a perder grandes quantias em dinheiro

Um golpe tem se tornado bastante comum no estado de Goiás. Muitas pessoas vieram a público nas últimas semanas e denunciaram que tiveram o número do celular clonado. Os golpistas estão usando a tática para pedir dinheiro aos amigos e parentes das vítimas pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.

Segundo relato do empresário Lucas Pacheco, um dos seus contatos chegou a transferir R$ 1,2 mil para os bandidos achando que estava emprestando para o conhecido.

Especialistas alertam que ligar para a pessoa antes de fazer qualquer transferência é a melhor opção. Isso porque é importante confirmar se é mesmo seu contato quem está fazendo o pedido.

De acordo com o amigo de Lucas, o também empresário Matheus Iacovelo, afirmou que em momento algum desconfiou que estaria caindo em um golpe. “Por estar no WhatsApp, ter a foto e a gente conversar diariamente, jamais imaginei que seria uma conta hackeada”, contou.

A atendente Rosilene da Silva Bittencourt é mais uma vítima dos criminosos. Ela contou que anunciou uma moto em um site de vendas e acredita que através do anuncio os meliantes podem ter conseguido o número dela. Algum tempo depois, os contatos dela passaram a receber pedidos de empréstimos. “A minha comadre ia ter um prejuízo enorme, porque ela estava precisando do dinheiro dela. Ela ia ficar sem e eu não ia poder pagar ela”, comentou.

Já a designer Dirany Xavier acredita que mais de R$ 13 mil dos parentes e amigos foram transferidos para contas de bandidos por ter o número clonado. “As pessoas às vezes não confirmam porque confiam, a gente tem crédito na praça, um bom relacionamento”, afirmou.

Confira abaixo algumas dicas do especialista em marketing digital, Lucas Alfaix:

Não clicar em links desconhecidos

Não passar dados pessoas

Não baixar nenhum tipo de documento, que as pessoas mandam arquivos que vem com vírus dentro

Da Redação do Alô Valparaíso/*Com as informações do G1
Whatsapp

Números de celular estão sendo clonados por golpistas em Goiás. (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Compartilhe esta matéria!