Os homicídios dolosos, quando uma pessoa mata outra intencionalmente, estão em queda em Goiás. Nos sete primeiros meses do ano, a estatística criminal divulgada pela Gerência do Observatório da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) aponta linha descendente que comprova a desaceleração de forma contínua, desde o início do ano, dessa modalidade de crime. O levantamento mostra também que o mês de julho registrou a menor taxa de homicídios desde julho de 2012.

No ano, a queda dos homicídios chega a -30,8%. Em janeiro último, foram cometidos 250 homicídios. Nos meses seguintes a retração se manteve, com 240 casos registrados em fevereiro, 224 em março, 211 em abril e 202 em maio. Junho apresentou queda ainda mais acentuada ao registrar 174 casos. No mês passado a quantidade de homicídios caiu para 173 casos.

Os homicídios apresentaram queda nas principais cidades e regiões do Estado. Na comparação entre os meses de janeiro e julho, a Região Metropolitana mostrou retração de -35,18% em Goiânia, e de -40,54% em Aparecida de Goiânia. Em Senador Canedo, os homicídios caíram -50%. Em Anápolis, no Centro goiano, o recuo foi de -14,28%.

No Entorno do Distrito Federal, as cidades de Formosa, Novo Gama e Valparaíso apresentaram redução de -85,71%, -62,5% e -16,66%, respectivamente. Na mesma base de comparação, os homicídios retrocederam -33,33% em Rio Verde, no Sudoeste goiano. Entre as maiores cidades goianas, Luziânia e Águas Lindas de Goiás, oscilaram positivamente. Os dados estão disponíveis no site: www.ssp.go.gov.br.

Postado por Marcelo Carlos (com as informações do Goiás Agora)