O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado na próxima terça-feira, dia 31 de maio. No Distrito Federal, o número de fumantes caiu 40%, nos últimos dez anos, segundo o Programa de Controle do Tabagismo.

Atualmente, a Secretaria de Saúde tem 82 centros ou hospitais que atendem pessoas que querem parar de fumar. Entre 2011 e 2014, mais de 20 mil fumantes foram atendidos. Desses, cerca de 13 mil deixaram o vício.

O coordenador do Programa de Controle do Tabagismo, Celso Rodrigues da Silva, ressalta que quem quiser parar de fumar deve procurar um dos 82 locais para fazer o tratamento.

O servidor público Jefferson Moura, fumou durante 15 anos e parou há apenas nove meses. Ele resolveu abandonar o cigarro para ter mais fôlego nas atividades físicas.

Jefferson também chama atenção para a necessidade de mudar os hábitos.

Para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, a Câmara Legislativa e a Câmara dos Deputados vão debater o tema com especialistas nesta quarta-feira (1º). Entre os projetos para combater o tabaco, estão a padronização das embalagens do produto e o fim dos cigarros com sabores.

Da Agência Brasil