A Caravana Digital – parceria entre a ONG Programando o Futuro e a Seja Digital, entidade responsável por gerir o processo de migração do sinal analógico de TV para o digital, e com apoio da prefeitura municipal do Novo Gama (GO) –  estará no próximo domingo, 26 de junho, na Feira Permanente do Pedregal, das 8h00 às 11h00. O principal objetivo é informar a população sobre a transição do sinal analógico para o digital na região, e também ressaltar a importância do descarte do lixo eletrônico em locais adequados.

A Caravana oferece à população um ônibus adaptado para se tornar uma sala de aula volante, apresentando informações sobre o descarte correto dos televisores de tubo. Inclui ainda a oficina Sintonize-se, que vai orientar a comunidade a fazer a sintonização de canais de TV. As ações visam preparar a população do Distrito Federal e entorno para o desligamento do sinal analógico de TV, que acontece no dia 26 de outubro.

A parceria apresenta ainda a campanha Minha Velha Nova TV, que tem 17 pontos de coleta de lixo eletrônico no Distrito Federal e regiões próximas. Os equipamentos recolhidos serão restaurados e doados a famílias carentes ou destinados para a reciclagem.

Crianças e jovens que forem ao local poderão participar de atividades como teatro de fantoches, pintura de rosto, oficina de grafite e batalha de rimas. Para o público da melhor idade, aulas de dança terepêutica, oficina de hortas urbanas e atendimento de saúde.

Serviço:
Caravana Digital
Data: Domingo, 26 de junho de 2016
Horário: Das 08h às 11h
Local: Feira Permanente do Pedregal, Novo Gama 

Sobre a Programando o Futuro

Organização Não Governamental que atua com o objetivo de fortalecer as iniciativas da sociedade civil por meio do incentivo ao uso apropriado das tecnologias da informação e comunicação. Os projetos desenvolvidos pela Programando o Futuro estão focados em quatro eixos: inclusão digital para o desenvolvimento local, qualificação para o mundo do trabalho, fortalecimento das redes e tecnologias de apoio à sociedade civil e reaplicação e estímulo a utilização de tecnologias sociais e conhecimentos livres.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV) é a empresa responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico e digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e tem previsão de finalização em 2018, de acordo com cronograma definido pelo Ministério das Comunicações. 

André Falcão – Empório Comunicação