Municípios do Entorno Norte iniciam tutoria da planificação

Planificação da Atenção à Saúde reorganiza processos de trabalho nas Unidades de Saúde por meio de oficinas teóricas, tutoriais e cursos de curta duração

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) iniciou a tutoria da Planificação da Atenção à Saúde (PAS), em municípios da Regional de Saúde Entorno Norte, do dia 13 a 16 de maio. Os técnicos realizaram reuniões com gestores, formadores de opinião, coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS), profissionais de saúde e representantes do poder público nos municípios de Formosa, Água Fria de Goiás, Alto Paraíso e São João D´Aliança.

A tutoria teve início, na regional do Entorno Norte, em maio de 2018, com os municípios de Alto Paraíso, São João da Aliança, Cabeceiras, Vila Boa, Água Fria e Flores. “Temos agora todas as cidades do Entorno Norte com uma unidade laboratório, que posteriormente será expandida para todas as demais unidades básicas de saúde desses municípios”, explica a coordenadora de Atenção à Saúde da Superintendência de Política de Atenção Integral à Saúde (Spais) da SES, Salette Batista Paulino.

Salette destaca ainda que a partir dos indicadores de saúde da região serão estabelecidas metas, com planejamento mensal para aperfeiçoar os serviços de saúde. “Esse trabalho tem o objetivo de responder às necessidades de saúde da população com ações e serviços de qualidade e em tempo oportuno”, afirma.

Planificação

A Planificação da Atenção à Saúde é uma proposta de gestão para reorganização dos processos de trabalho desenvolvidos nas Unidades de Saúde e organização das Redes de Atenção à Saúde, iniciando pela atenção primária, seguindo da atenção ambulatorial especializada, até a atenção hospitalar. A PAS está apoiada na realização de um conjunto de oficinas teóricas, tutoriais e cursos de curta duração, dependendo das particularidades de cada município, para os profissionais de saúde e gestores.

Ao longo dos anos houve várias tentativas de implantar o processo da Planificação da Atenção à Saúde no estado. Em 2015, iniciou-se efetivamente por meio da proposta apresentada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) à SES. Atualmente, 149 municípios goianos participam do processo de tutoria da Planificação, e as 18 regiões de saúde estão em tutoria.

saúde go

Tutoria da planificação é iniciada no Entorno Norte. (Foto: Divulgação)

Compartilhe esta matéria!