Você sabia que com óleo de cozinha usado, podemos fabricar sabão em barra ou líquido? Pois bem, muita gente consciente já faz isso em Valparaíso de Goiás. Posso citar a minha mãe, a senhora Delma Maria, e o meu amigo, o advogado Dr. José Zito do Nascimento – grande idealizador do projeto Amigos Solidários. Ambos reaproveitam óleo de cozinha e produzem sabão sustentável de ótima qualidade.

O Instituto Amigos Solidários, recentemente, iniciou em Valparaíso de Goiás, o planejamento do Projeto Sócio Ambiental “Recicle Óleo Recicle Vidas”. A ação objetiva levantar a bandeira da sustentabilidade ambiental e mostrar que atitudes em defesa do nosso planeta também podem gerar renda para inúmeras famílias carentes.

Segundo o advogado Dr. José Zito do Nascimento, a iniciativa está pautada nos três R’s: reduzir, reutilizar e receita.

A senhora Sebastiana Macedo, 55 anos, também abraçou a ideia de fazer sabão em sua própria casa. Ela destaca que sua receita é utilizada desde a época que morava com a sua avó na Bahia.

“Eu não compro sabão há muitos anos, uso a receita que aprendi com a minha avó no interior baiano. Recolho óleo nas casas dos meus vizinhos e faço sabão para todos. Já cheguei até a vender”, contou Sebastiana. 

sabão

Foto: Marcelo Carlos – Moradores de Valparaíso de Goiás reaproveitam óleo fazendo sabão sustentável.

Com certeza essa é uma grande opção para os moradores da nossa cidade. Haja vista que podemos reaproveitar o óleo utilizado em frituras ao invés de descartarmos inapropriadamente o mesmo na pia da cozinha, no vaso do banheiro ou em outros lugares.

Reutilizando o óleo de cozinha estaremos sendo mais sustentáveis e, além disso, podemos economizar muito dinheiro não tendo que comprar mais sabão industrial no supermercado.

O sabão caseiro sustentável substitui perfeitamente o sabão em pó na lavagem de roupas e o detergente na limpeza de pratos, copos e panelas. O processo de produção é muito simples e pode ser feito em casa por qualquer pessoa. Contudo, é importante lembrar sobre os cuidados que devem ser tomados.

Nunca se esqueça de pontos importantes no preparo, como por exemplo: usar luvas, vasilha plástica e colher de madeira na mistura dos ingredientes. Tenha muita atenção no manuseio da soda caustica.

Faça uma rápida pesquisa Google e encontre as mais variadas receitas de sabão liquido ou em barras. Escolha aquela que mais te agrada e aprenda que com simples atitudes podemos ajudar a preservar o meio ambiente.

Por Marcelo Carlos