Compartilhe esta matéria!

Milho: um alimento versátil, nutritivo e de grande importância econômica

Este importante ingrediente, que além de fazer parte de uma infinidade de receitas mundo afora, é essencial em diversas cadeias produtivas ligadas à alimentação

Pamonha, curau, canjica, cuscuz e chica doida: sabe o que estes cinco pratos têm em comum, além de serem muito bem apreciados em quase todo o Brasil, especialmente no Estado de Goiás? O milho, este importante ingrediente, que além de fazer parte de uma infinidade de receitas mundo afora, é essencial para diversas cadeias produtivas ligadas à alimentação humana. Do milho derivam vários outros alimentos, como óleos e diversos tipos de farinhas e cereais. O produto ainda é amplamente utilizado como base para alimentação de aves, suínos e bovinos.

O milho também tem um papel importante na economia brasileira, já que somos o terceiro maior produtor de milho do mundo. Para se ter uma ideia, o Brasil deve chegar nesta safra de 2020/2021 a um número recorde de 105,2 milhões de toneladas do grão, 2,6% a mais do que no período anterior, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

(Imagem: Agriculturaemar/Reprodução)



Mas, apesar de sermos um dos maiores produtores do milho, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apenas 5% do total produzido é destinado ao nosso consumo interno. Goiás, de acordo com a chef Adriana Gomes, muito em função da forte influência indigena na culinária do estado, está entre os maiores produtores e consumidores do grão no Brasil.

“É um alimento muito versátil de baixo custo, que está presente não apenas nas tradicionais festas juninas, sob a forma do bolo de fubá, da canjica e do curau. O milho é também o ingrediente principal em muitos quitutes bem populares como a pamonha, a chica doida, o bolinho de milho frito, a broa de fubá e muitos outros”, destaca a chef, que lança em breve três vídeos de receitas que têm como base o milho. Adriana irá gravar o passa a passo de como fazer um creme de milho e o bolinho de chuva de milho. Os vídeos poderão ser acessados a partir do próximo dia 25 de fevereiro nas redes sociais e no portal da Marajoara Laticínios.

Receita – Broa de Milho

(Imagem: Folhago/Reprodução)

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 1 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 1 xícara de chá de margarina ou manteiga
  • 2 colheres de sopa de erva – doce (opcional)
  • 2 xícaras de chá de farinha de milho fina
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • Uma pitada de sal

Modo de preparo:

  1. Bata na batedeira a margarina ou manteiga com o açúcar por cerca de 1 minuto, em velocidade média.
  2. Acrescente os ovos, um a um, a pitada de sal e a erva – doce, bata isso por mais 1 minuto em velocidade média.
  3. Acrescente alternadamente a farinha de milho e a farinha de trigo, primeiro uma xícara de farinha de milho, depois a de trigo e assim sucessivamente, e por último o fermento em pó.
  4. Faça bolinhas e coloque – as em uma forma retangular untada e enfarinhada.
  5. Leve ao forno pré – aquecido e asse por 30 minutos ou até dourar.

E ai é só aproveitar.


Redação Alô Valparaíso