No decorrer desta quinta-feira, dia 09 de junho, o Alô Valparaíso recebeu mensagens de internautas que apontavam suposto roubo de carro com um bebê dentro. O fato denunciado teria ocorrido na rua do Detran e logo viralizou no Whatsapp com o seguinte texto: “Roubaram agora na José Bonifácio (rua do Detran),  um Uno 2006 prata, placa: GZB-8905. O dono está, louco pois levaram o carro com a bebê dele dentro. Repasse rápido. Vamos orar para que nada aconteça com a criança. Gente, espalha aí porque foi em Valparaíso de Goiás”.

Após averiguação do caso, descobrimos que o mesmo não corresponde com a verdade. Vale a pena ressaltar que, a rua citada no texto não existe no município de Valparaíso e que a informação falsa vem sendo noticiada há anos. Felizmente, o factoide maldoso, não passa de um boato inventado nas redes sociais e que enganou muita gente.

Tudo indica que alguma pessoa de má fé e totalmente irresponsável, manipulou o antigo texto e acrescentou o nome da cidade goiana localizada no Entorno do Distrito Federal. O boato pode ser visualizado numa rápida pesquisa no Google ou em outros mecanismos de busca.

Preocupada em esclarecer as dúvidas de seus leitores, a nossa redação buscou a verdade e pode garantir à todos que a ‘notícia’ não passa de um boato que já circulou por várias cidades brasileiras.

Em consulta rápida no portal Sinesp Cidadão, descobrimos que realmente um Fiat Uno com a placa GZB-8905 foi roubado, porém, o mesmo não é da cor prata e sim cinza. O número de telefone informado no anúncio do roubo também não completou nenhuma das ligações realizadas pelo Alô Valparaíso. Segundo versões postadas na internet, uma ocorrência antiga aponta que o carro foi roubado na cidade mineira de Divinópolis.

Por Marcelo Carlos