Compartilhe esta matéria!


Mais da metade das brasileiras não sabem sobre o seu período fértil

O período fértil termina quando a ovulação ocorre. Os sinais de que a ovulação está ocorrendo é a presença de muco esbranquiçado que pode aparentar a textura de creme hidratante ou cola.

Conforme constatou o Trocando Fraldas em seu mais recente estudo, 55% das brasileiras não sabem identificar o período, enquanto 45% não conhecem o próprio ciclo menstrual. Os dados por estado demonstram que, no Distrito Federal, pelo menos 52% das mulheres sabem quando estão no período fértil. 

Todavia, o corpo apresenta sintomas quando está ovulando, nem sempre os sintomas são tão claros, e por isso tantas mulheres desconhecem a informação. O período fértil termina quando a ovulação ocorre. Os sinais de que a ovulação está ocorrendo é a presença de muco esbranquiçado que pode aparentar a textura de creme hidratante ou cola.

 Atualmente é possível que as mulheres tenham uma estimativa do período fértil por meio de calculadoras em que a data da última menstruação é inserida, e assim, é possível que a mulher tenha uma ideia de quais os dias mais prováveis para engravidar.

(Imagem: Catraca livre/Reprodução)

Fique atenta

Secreção vaginal transparente: A secreção vaginal transparente, semelhante à clara de ovo crua, é o primeiro sinal de que a ovulação e o período fértil estão chegando e, nessa fase, há liberação de um hormônio chamado estradiol, que produz mais líquido que o habitual, como se fosse um mecanismo de lubrificação que auxilia a entrada dos espermatozoides no canal vaginal.

Aparecimento de espinhas: O aparecimento das espinhas é comum quando o período fértil está próximo, pois nesse período a pele da mulher tende a ficar mais oleosa, favorecendo o aparecimento de pequenos cravos e espinhas.

Ligeiro aumento da temperatura: O aumento da temperatura corporal acontece devido aos esforços realizados que o organismo faz para preparar-se para a fecundação.

Aumento da libido e do apetite: Esse sintoma também ocorre pelo aumento dos níveis hormonais, fazendo com que a mulher sinta-se mais atraente e com mais desejo sexual.

Irritação e instabilidade emocional: A variação do humor também é comum no período fértil, acontecendo principalmente devido às alterações hormonais comuns do período.

O conhecimento do corpo e do período fértil é válido tanto para mulheres que desejam uma gestação quanto para mulheres que desejam evitar uma gravidez em um relacionamento fixo. Mas vale salientar a importância da adoção de meios contraceptivos para a prevenção de doenças infecciosas.

Da Redação do Alô Valparaíso