Compartilhe esta matéria!

Lembra dos zebrinhas? Eles voltarão a circular no Plano Piloto

Hoje, os micro-ônibus operam com cores iguais aos demais veículos regulares. Até fevereiro de 2022, eles vão recuperar o layout original

Depois de 10 anos, os ônibus que cumprem as linhas do Serviço de Transporte de Vizinhança, no Distrito Federal, voltarão a ter as cores tradicionais que os tornaram conhecidos como “zebrinhas”. Os veículos devem estar em operação até fevereiro de 2022.

As cores dos zebrinhas foram aprovadas e publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nessa terça-feira (26/10). Agora, os veículos terão uma faixa branca até a altura dos faróis e, na parte superior, predominará a cor vermelha, com algumas listras brancas.

Atualmente, os micro-ônibus circulam com as cores iguais aos demais veículos das operadoras. Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), os zebrinhas devem resgatar parte da história do Distrito Federal e os usuários poderão identificar com facilidade os veículos.

Lembra do zebrinha? Ele está de volta ao plano Piloto
Padrão de cores foi resbatelecidoDivulgação/Secretaria de Mobilidade do DF

O Serviço de Transporte e Vizinhança conta com 46 veículos circulando em 12 linhas na área central do DFIgo Estrela/Metrópoles

Zebrinha DF
Depois de 10 anos, os “zebrinhas” voltarão a circular em Brasília com as cores originaisFoto: Renato Alves/Agência Brasília
Rota

O Serviço de Transporte de Vizinhança conta com 46 veículos circulando em 12 linhas na área central do DF, que inclui Asa Sul, Asa Norte, Esplanada dos Ministérios, Cruzeiro, Octogonal, Sudoeste e os setores de Autarquias, Bancário e Comercial, além de duas linhas que vão até o Aeroporto. São elas: 6, 7, 11, 16, 22, 23, 24, 25, 30, 31, 32 e 35.

História

O transporte de vizinhança começou a operar no início da década de 1980, por meio da Portaria nº 61, de 10 de julho de 1980, ainda em vigor. O início da operação ocorreu em 30 de abril de 1981, com tarifa diferenciada e os veículos circulando entre as quadras das asas Sul e Norte (W1 e L1), além da Esplanada dos Ministérios, Lago Sul e nas proximidades de bancos, autarquias e comércio da região central do DF.

Os ônibus com listras brancas e vermelhas circularam até 2012, quando a nova licitação do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF determinou as cores dos veículos de acordo com cada área de operação. Atualmente, alguns micro-ônibus estão na cor verde e outros na cor amarela.

Alo Valparaíso/G1