O Programa Boleiros objeto da Lei de autoria do vereador Professor Silvano (PT), é um programa de fomento e incentivo ao Futebol Amador de Valparaíso, fazendo com que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direito de todos, além de beneficiar entidades sem fins lucrativos e organizadoras dos campeonatos de futebol amador da cidade.

O programa além de consolidar o futebol amador, poderá ampliar suas ações para outras modalidades esportivas, como Ciclismo, Capoeira, Vôlei, Basquete, Artes Marciais. No município de Valparaíso, existem poucas opções esportivas, quando comparado aos grandes centros do país, mas que vem sendo desenvolvida uma grande aptidão para o esporte amador e seus desdobramentos, como Futsal, Futebol Society, Futebol de Campo, em diversos bairros.

O Futebol Amador é acompanhado por um grande público nos diversos campos, seja ele de terra batida, grama sintético ou grama natural. Necessário se faz destacar o desenvolvimento do micro empreendedorismo, já que à beira de cada campo existente em Valparaíso de Goiás é fácil verificar a presença de vários vendedores ambulantes.

O programa de incentivo ao futebol amador de Valparaíso de Goiás terá como benefício à disponibilização dos serviços de arbitragem para as modalidades esportivas, sendo que o autor da proposta, Vereador Professor Silvano já estuda a possibilidade de incluir as premiações, mas afirma que antes irá conversar com o secretário de esportes e cultura, com a prefeita Lucimar Nascimento (PT) e com o prefeito eleito Pábio Mossoró (PSDB), que são incentivadores do esporte para que se garanta o cumprimento do dispositivo.

Postado por Marcelo Carlos (com as informações da Assessoria do Professor Silvano)