Na próxima terça-feira, dia 31, a Secretaria Cidadã, pasta chefiada pela deputada estadual (licenciada) e secretária Lêda Borges, levará o programa Ação Cidadã ao distrito de Girassol, em Cocalzinho, onde disponibilizará mais de 20 serviços gratuitos à população. As tendas serão montadas na Terceira Avenida, esquina com a rua 4, ao lado da Escola Maria do Carmo Guia. O município está localizado a pouco mais de 130 quilômetros de Goiânia e possui cerca de 19 mil habitantes.

Já no dia 2 de junho, próxima quinta-feira, o programa chega ao município de Terezópolis, onde promoverá o atendimento na rua Alonso Félix, na Praça Central, ao lado da prefeitura. O município tem mais de sete mil habitantes e é tradicionalmente conhecido por seus atrativos turísticos e por tradicionais festas como a Junina e a Folia de Reis.

O programa:
Idealizado pela Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã), o Programa Ação Cidadã completou um ano de atividade em maio. Somente este ano, ele foi levado a 39 municípios nas diversas regiões de Goiás e realizou mais de 143 mil atendimentos. A expectativa é de que até o final do ano 70 municípios tenham recebido os seus serviços.

No último ano, o programa passou por 22 municípios, promovendo mais de 157 mil atendimentos. No período foram emitidas sete mil carteiras de identidade, em torno de oito mil CPFs, entre demais documentos viabilizados.

Ao todo são disponibilizados mais de 20 serviços, totalmente gratuitos, como a emissão da segunda via da certidão de nascimento, identidade, CPF, Passaporte do Idoso, Passe Livre do Deficiente, entre outros. Para a sua realização, a Secretaria conta com a parceria de diversos órgãos do governo e de entidades como a Secretaria de Segurança Pública; Secretaria de Cidades e Meio Ambiente; de Desenvolvimento; Banco do Povo; Agência de Fomento; Detran; Tribunal de Justiça; prefeituras; Organização das Voluntárias de Goiás, entre outras.

Postado por Marcelo Carlos (com as informações do Goiás Agora)