A Secretaria Cidadã lança nesta sexta-feira, dia 16, a nova página na internet, em solenidade no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, no Centro de Goiânia. O evento, às 9h45, contará com a participação da secretária Lêda Borges, titular da Secretaria Cidadã, que fará um balanço das atividades.

Desenvolvido pela Hyperagência, sob coordenação da Comunicação Setorial, o novo site é moderno, leve, intuitivo e segue os padrões responsivos (acessível por diferentes aparelhos móveis, como tablets e celulares). Além de organizar o grande volume de informações disponíveis sobre os vários programas sociais geridos pela secretaria, o site traz como inovação dois hot sites vinculados, com enfoque exclusivo para o trabalhador que busca atendimento na Rede Sine (Sistema Nacional de Emprego) e também as mulheres, trazendo informações sobre a rede de atendimento à mulher em todo o Estado.

Outra inovação importante é a opção de acessar parte do conteúdo em libras, o primeiro do governo estadual a ter essa facilidade ao internauta. Todas as mídias sociais da secretaria também podem ser acessadas pelo site (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube). O site da Secretaria Cidadã teve 120 mil acessos em 2015, número que saltou para 165,9 mil até outubro deste ano. “Informação é uma questão básica para o exercício da cidadania e nós temos trabalhado de forma a acompanhar as inovações tecnológicas que facilitam nossa comunicação com a sociedade”, diz a secretária sobre o novo site.

Balanço 2016
Junto com o site, a secretária Lêda Borges apresentará um balanço das ações e programas desenvolvidos pela pasta ao longo deste ano. Um dos destaques foi o programa Ação Cidadã, que realizou quase 260 mil atendimentos beneficiando mais de 104 mil pessoas em 43 municípios. São mais de 20 serviços básicos ofertados, como a emissão de documentos, atendimento de saúde bucal, emissão de passaporte do idoso e passe livre do deficiente. Em média, o programa acolhe cerca de 30% da população de cada cidade visitada. O programa ganhou reconhecimento nacional, sendo agraciado com o Prêmio de Direitos Humanos, concedido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

Outro programa relevante gerido pela secretaria é o Renda Cidadã, principal programa de transferência de renda do Governo de Goiás, que foi reformulado e retomado para mais de 70 mil famílias. Segundo a secretária Lêda Borges, a meta é chegar a mais de 100 mil famílias goianas em 2017. Os novos cartões do programa foram entregues em todo o Estado entre novembro e dezembro. Várias outras ações contemplam os diferentes segmentos sociais atendidos pela secretaria, como mulher, criança e adolescente, comunidades tradicionais (em especial comunidades quilombolas), população LGBT, idosos e pessoas com deficiência.

Via Goiás Agora