Lucimar Conceição do Nascimento, professora, ex-vereadora e prefeita eleita no ano de 2012, pelo partido dos Trabalhadores (PT), caminha a passos largos para um final de mandato melancólico e desastroso. Essa é a avaliação de 80% do eleitorado de Valparaíso de Goiás e de muitos especialistas políticos do Estado.  

Adversários da petista afirmam que a imagem da gestora municipal foi manchada por promessas de campanha que jamais serão cumpridas. E talvez por isto, Lucimar Nascimento, nome favorito do PT local, tenha desistido de ser candidata à reeleição no próximo dia 2 de outubro.

Após sua desistência em concorrer novamente ao Executivo, a prefeita não perdeu tempo e lançou o nome do advogado Roberto Martins, novo filiado do PT, como pré-candidato à Prefeitura da cidade goiana do Entorno de Brasília. Contudo, a comunidade e jornalistas da região acreditam que qualquer candidato que fez parte do governo petista ou que seja apoiado por Lucimar, estaria fadado ao fracasso e enterraria de vez a carreira política.

“Este é o pior governo da história após a emancipação política de Valparaíso. Superou o ex-prefeito Juarez Sarmento (PSDB)”, afirmou Antônio Aragão, um dos pioneiros da cidade.

Amarildo Castro, morador do Parque Rio Branco, tem opinião bastante semelhante à maioria dos moradores da cidade. De acordo com o jornalista, faltou habilidade política para Lucimar superar a crise nacional que prejudicou boa parte dos municípios. “É um governo que prometeu trazer esperança para os moradores diante de uma situação crítica. Mas não conseguiu dar respostas à comunidade, e por isso vejo a gestão como uma das mais críticas do Entorno”, concluiu o blogueiro.

Dr. José Zito do Nascimento, morador da Etapa B foi bastante direto ao comentar a gestão de Lucimar Nascimento. “É um governo usurpado, porque a prefeita jamais teve a chance de governar. Basta ouvir na cidade os comentários sobre o prefeito adjunto”, cutucou o advogado, dando a entender que Berilo Leão (esposo da prefeita) é quem governa Valparaíso de Goiás.

Fred Lima, jornalista e presidente da Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política (ABBP), destacou que o governo de Lucimar Nascimento está entre os piores que já passaram pela cidade. “Lucimar terceirizou sua gestão para duas pessoas: Berilo Leão (esposo) e Cynthia Borges (secretária de Obras). Ambos mandam mais que ela. Se existe chefe de Estado é a Cyntia que dá ordens para todos Já o chefe de Governo é o Berilo. A Lucimar é a chefe de Município que só vai à inauguração de obras”, completou Fred Lima.

Carlos Guglielmeli, morador do Esplanada II, afirmou que tem dificuldades para qualificar, ou melhor, desqualificar o governo petista de Lucimar Nascimento. No entanto, resolveu tecer um breve comentário. “Quando eleita eu não tinha dúvidas de que seria uma gestão ruim. Mas nunca imaginei que fosse tanto. Ela não conseguiu fazer uma única coisa para deixar como sua marca. A maior lembrança será o seu abandono à cidade”, declarou o articulado cidadão.

Neuza Alves, jornalista e moradora do Jardim Oriente, segue a mesma linha opinativa de outras pessoas. “Bem, quanto ao governo Lucimar, falo sem medo de errar: é o pior da história desde a emancipação. Eu até que a admirava enquanto vereadora. Foi atuante, com discursos em defesa do desenvolvimento da cidade. Porém, quando teve a oportunidade de administrar nossa cidade, ficou perdida, ela e todo o seu grupo. Entendo que o Partido dos Trabalhadores (PT), aqui do município, agiu feito criança, briga, chora e briga, até conseguir o brinquedo que quer, logo em seguida deixa de lado. Foi isso que a prefeita Lucimar fez com nossa cidade. Ela é muito boa na teoria, enquanto na prática é péssima”, disse Neuza.

Para Fernanda Graciano, moradora do Parque Rio Branco, a administração de Lucimar Nascimento não foi nada animadora. Ela garante que após a prefeita assumir o cargo, a cidade jamais teve os olhares da gestora voltados para a solução dos seus problemas. Fernanda ainda faz questão de destacar descasos em diversas áreas, dentre elas: limpeza, saúde, educação e segurança. “Esse governo é sem noção e a prefeita sem caráter”, concluiu a cidadã.

Por Marcelo Carlos