O início das chuvas em Valparaíso acende mais uma vez o alerta de combate a Dengue. Os anos passam e a preocupação segue sendo a mesma na cidade.
Com a volta do período chuvoso os cuidados merecem ser redobrados. População, Prefeitura e Autoridades de Saúde precisam trabalhar em parceria. A atuação conjunta é a melhor alternativa para conseguirmos diminuir a ação do Aedes Aegypti em nosso município.
Vale a pena lembrar que o Aedes Aegypti (mosquito da dengue) transmite uma série de doenças e encontra-se adaptado ao nosso clima. Além da Dengue ele pode transmitir Febre Amarela, Zika vírus e Chikungunya.
Resumindo, o mosquito quando não é combatido torna-se uma verdadeira arma contra a saúde de todos.
É de fundamental importância que os nossos gestores desenvolvam ações de prevenção, como o recolhimento sistemático do lixo, fazendo a limpeza de terrenos baldios e agindo com o fumacê em toda a cidade.
Os cidadãos também devem fazer o dever de casa. Como por exemplo, recolhendo no quintal objetos que possam acumular água, realizando a limpeza de calhas e caixas d’água, entre outras ações.
Segundo os dados do último Boletim Semanal da Dengue divulgado no dia 12 de novembro, pela Secretaria de Estado da Saúde, Valparaíso encontra-se entre os municípios goianos com mais notificações da doença em Goiás.
Por Marcelo Carlos