Hoje no Dia dos Professores, quero homenagear esta grande profissional Professora Rudilene Farias Nobre, que há 25 anos se dedica à Educação.

Há exatamente 25 anos, esta ilustre e nobre Pedagoga, ingressava no serviço público educacional.

Uma das profissionais mais conceituadas e admiradas da Educação.

Um ser humano ímpar que valoriza o seu trabalho, que acredita que a Educação é a Mola Mestra do País. Que sabe que a Educação é a solução para todos os males da sociedade, que luta pela valorização dos professores, pois acredita que essa classe é de suma importância para o crescimento social, econômico e moral do Brasil.

Por meio de sua história de vida, por seus caminhos trilhados, na intenção de compreender suas escolhas pessoais e profissionais, levaram-na a optar pelo Magistério, bem como identificar quais dificuldades, conflitos, satisfações, sucessos e insucessos teria que enfrentar na sua trajetória profissional.

Ao longo deste caminho, que se iniciou em 19 de outubro do ano de 1990, Rudilene tem feito vários cursos que envolvem diversas abordagens psicológicas, sociais, técnicas e humanas, com o intuito de compreender melhor o ser humano, como um ser dotado de expectativas, anseios e possibilidades.

Atualmente o seu trabalho segue se desenvolvendo numa visão formativa, através de perspectivas de aprimoramento e crescimento Interpessoal relacional com o próximo.

Rudilene acredita que uma Educação Eficaz, se dá através da integração com a dimensão afetiva, cognitiva, moral e relacional, e de suma importância para o crescimento e desenvolvimento do ser humano no todo.

Desde que iniciou sua trajetória profissional, tem realizado o seu trabalho com dedicação exclusiva, o que tem lhe propiciado uma experiência profissional intensa e extensa, tornando-se um ícone para muitos da sua área.

Se colocando sempre à disposição da Educação, a Pedagoga Rudilene não se limitou ao mundo da sala de aula, por ser sempre uma pessoa que valoriza e acredita na Educação, durante sua longa e vasta experiência profissional, tem sido “bem usada” em todas as áreas educacionais:

  • Sendo Coordenadora Pedagógica da E.M.Céu Azul por muitos anos;
  • Primeira diretora do CMEI Vivendo e Aprendendo;
  • Oito anos Diretora da E.M.Céu Azul, sendo eleita democraticamente com mais de dois mil votos pela comunidade escolar na época em que houve a primeira e única Gestão Democrática com eleição para escolha do Diretor Escolar;
  • Assessora técnica do CME;
  • Foi vice-presidente no CME, sendo representante da educação;
  • Diretora de Assuntos Técnicos Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás nos anos 2009/2011;
  • Secretária de Educação de Valparaíso de Goiás no ano de 2012;

Hoje exerce com muito entusiasmo a função de professora de Recurso na Escola Municipal Céu Azul, fazendo o Atendimento Educacional Especializado às crianças com necessidades educacionais especiais.

Optou por dedicação exclusiva a Educação de Valparaíso de Goiás, sendo que poderia ter ido pro DF como fazem a maioria dos professores.

Com Certeza Rudilene não se arrepende dessa escolha, pois durante esses vinte e cinco anos de pleno exercício da sua profissão, formou novos líderes, contribuiu com êxito na formação, crescimento e desenvolvimento moral, afetivo, intelectual e cognitivo de muitas crianças e jovens.

Rudilene não é apenas uma aprendiz que constrói junto com quem faz parte da sua caminhada profissional: alunos, familiares,amigos e colegas de trabalho. Ela é uma líder nata que motiva, encoraja e faz a diferença não somente na educação, mas na sociedade de modo geral.

Ao longo dos anos, se pós-graduou em Gestão Escolar, Psicopedagogia, Mídias em Educação pela PUC RJ, Diversidade e Cidadania pela UnB.

Essa célebre profissional não pára por aqui, pois seu próximo passo é o Mestrado na UnB. 

Continua a impactar os caminhos educacionais, sabendo que muito ainda tem para caminhar e nas trilhas que estão por vir, vai rompendo, inovando e (re) construindo; não tem vontade de parar por agora, pois crer fielmente que tem muito ainda para contribuir com a Educação e formação do ser humano.

Rudilene, muito obrigada por contribuir objetivamente com a Educação de Valparaíso, do Estado de Goiás e do nosso País. Tenho plena convicção que muitos profissionais se tornaram melhores tendo-a como ídolo, muitos alunos cresceram, se desenvolveram e se tornaram melhores com o seu exemplo de dedicação, exclusividade e afetividade.

Que Deus te abençoe em todos os seus projetos de vida e de profissão!

Você é uma grande mestra, exemplo de mulher guerreira, de capacidade profissional, um ser inigualável no que se propôs a fazer.

PARABÉNS GRANDE MESTRA!

Rudilene

Homenagem a Professora Rudilene Farias Nobre

Por Adriany Brandão