Compartilhe esta matéria!



Com a Pandemia Home office e consolidado no país

Home office e saúde devem andar lado a lado, para que o trabalhador possa coincidir trabalho e casa 


Até o início de 2020, muitas profissões permitiam a forma de trabalho híbrido e algumas ofereciam a opção de trabalhar remotamente. Mas o trabalho remoto, não era visto com bons olhos por muitos.

Em uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração 46% das empresas aderiram ao home office em meio a pandemia. Com a necessidade do isolamento, o que deveria acontecer em um prazo de 2 a 5 anos, foi antecipado: o trabalho remoto chegou com tudo para diversas profissões, até para aquelas que antes consideravam impossível essa forma de trabalho para o seu segmento.

Para diversas profissões, não há mais necessidade de uma estrutura física. Com notebook e internet, é possível trabalhar de qualquer lugar do mundo. Gestores de redes sociais, consultores, profissionais de marketing digital estão nesse grupo.

E com isso a gestão de saúde do trabalho remoto é fundamental para evitar doenças físicas e psicológicas principalmente, nas mulheres que enquanto trabalhadoras remotas têm que lidar com o lar filhos e marido.

Segundo Dr. Ricardo, “é preciso ficar de olho nas condições ergonômicas dos trabalhadores, falta de uma mesa adequada e um boa cadeira podem causar doenças como lesão por esforço repetitivo (LER) e problemas na coluna”.

E ainda segundo o especialista as empresas que aderiram ao home office não ficam isentas de gerenciar a saúde de seus colaboradores.

Para Gislene Sarmento estudante de psicologia, 20 anos, mãe da pequena Bárbara de 9 meses o trabalho remoto tem seus altos e baixos ” O trabalho em casa é dobrado e até mesmo triplicado, é casa, criança e trabalho, entendo a situação e sei que não pego mais trânsito e fico mais perto da minha pequena. Há momentos que vou a loucura, mas não há nada que não possa ser resolvido” Finaliza


Dicas

  • Preste atenção na altura dos objetos
  • Invista no ambiente e mobiliário
  • Tenha apoio para as costas, cabeça e cotovelo
  • Escolha um lugar tranquilo para trabalhar
  • Faça pequenas pausas