Devido ao recesso de Natal e Ano Novo, o número de doações de sangue em janeiro e dezembro diminui. Apesar disso, a demanda aumenta porque ocorrem mais acidentes de trânsito. Para abastecer os estoques durante o período, a campanha Quinzena do Doador, iniciada em 29 de novembro, se estenderá até 13 de dezembro.

As contribuições são todas bem vindas, mas algumas são mais urgentes. Nesses 15 dias, todos os voluntários com sangue tipo O positivo ou negativo, por exemplo, recebem senha preferencial para o atendimento no processo de doação.

Segundo a Fundação Hemocentro de Brasília, todos os tipos sanguíneos são importantes, mas a maior parcela da população corresponde à tipagem O. O sangue com fator Rh negativo também é mais requisitado pois apresenta menor riscos de não aceitação nas transfusões.

Em alguns casos de emergência, em que não há tempo para fazer a testagem do paciente, ele recebe sangue O negativo porque o tipo é o que apresenta menor índice de recusas.

O gerente do Ciclo do Doador do Hemocentro, João Rogério, diz que o sangue doado pode ser estocado por até 40 dias. As doações a mais acumuladas na quinzena podem ser usadas para abastecer o banco durante dezembro inteiro e metade de janeiro. Assim, o estoque obtido nesse período deve ser suficiente até fevereiro.

Semana do doador de 2016 teve menos voluntários

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é celebrado em 25 de novembro. Para acompanhar a data, é organizada a cada ano uma semana alusiva ao tema. Nela, atrações e atividades são feitas no Hemocentro para valorizar os colaboradores e aumentar os estoques de dezembro e janeiro.

Na edição de 2016, todavia, houve diminuição no número de bolsas de sangue doadas. Este ano, compareceram ao Hemocentro 1.682 colaboradores, contra 2.584 que se voluntarizaram em 2015. O número de doações efetivadas também diminuiu, com 1,25 mil em 2016 e 1.899 na mesma semana do ano anterior.

Doações no período de recesso

O horário de funcionamento do Hemocentro é das 7 às 18 horas, de segunda a sábado. Como o Natal (25 de dezembro) e o Ano Novo (1º de janeiro) serão em domingos, a fundação iria fechar, mesmo sem feriados.

A única diferença nos dias de funcionamento, durante os períodos de recesso, será nas vésperas (24 e 31 de dezembro), em que o Hemocentro abre por meio expediente. Nos dois sábados, a doação só será feita pela manhã, das 7 horas ao meio-dia.

A pessoa interessada em doar deve estar bem alimentada, sem ter comido alimentos gordurosos ou com derivados de leite. Além disso, deve ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, estar bem de saúde, não tomar medicamentos e nem ter praticado atividades físicas nas 12 horas antes da doação.

Como o fluxo de candidatos é menor durante a tarde, o gerente sugere que as doações sejam feitas preferencialmente nesse período. Outra sugestão é que o doador agende um horário, o que gera uma senha preferencial e faz como que ele seja atendido mais rápido. A reserva pode ser feita pela central 160, opção 2.

Quinzena do Doador

De 29 de novembro até 13 de dezembro

Doações vão das 7 às 18 horas

Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3

Da Redação (com as informações da Agência Brasília)