Um ano depois de a Polônia ter acolhido dois milhões de jovens católicos do mundo inteiro para um encontro com o papa Francisco, é a vez do Panamá sediar a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, em 2019. E isso tem motivado um grupo da Paróquia São Francisco de Assis, em Valparaíso, a economizar e investir na peregrinação.

O grupo tem se reunido quinzenalmente no salão da paróquia para debater idéias e apresentar como tudo funcionará. Algumas ações de arrecadação serão feitas como: bazares, rifas, festival de comidas, vendas de água em eventos religiosos e festivos.

Para Victor Henrique (19), a JMJ reúne multidões porque é “diferente”. “A sede que todo jovem tem é sede de Deus. Ele só não sabe dar nome para isso, não sabe onde procurar, mas é o que acaba atraindo. Participei da Jornada no Rio em 2013 e foi maravilhosa, farei de tudo para estar presente no Panamá com nosso Papa Francisco”, comentou o jovem.

A coordenadora do grupo, Thais Rodrigues (24), contou um pouco como tudo começou. “Comecei com este sonho depois de muitos pensamentos em que poderia servir na minha Paróquia, nas missas eu sentia cada vez mais que meu chamado para uma responsabilidade maior estaria perto. Pensei em montarmos um grupo para ir à Jornada Mundial da Juventude em 2019, com a nossa Paróquia São Francisco de Assis. Consegui conversar com frei Cristiano (pároco), apenas em março de 2017 e ele gostou muito da idéia e do planejamento. Temos projetos além da arrecadação para a JMJ, e a cada vez mais vejo como Deus tem moldado o nosso grupo e tantas idéias de bem surgindo em amor ao próximo. Trabalharemos muito para conquistarmos juntos este sonho. A minha felicidade corresponde também a minha responsabilidade”, finalizou Thais.

A expectativa do Comitê Organizador Local (COL) é que 400 mil peregrinos se inscrevam para participar do evento. No Panamá, durante a Jornada Mundial da Juventude, os jovens, adultos e idosos católicos de todos os continentes participarão de atividades como missas, catequeses itinerantes, vigília, encontro com padres e voluntários, entre outras. A Jornada será realizada entre os dias 22 e 27 de Janeiro de 2019.

Qualquer jovem pode participar desde que seja maior de idade. Quem tiver interesse em participar deve entrar em contato com os organizadores pelo telefone: (61) 98644-3760; email: valparaiso.jmj@gmail.com; instagram: @peregrinosdeassis

Sobre a Jornada

A Jornada Mundial da Juventude também conhecido como “JMJ” é um evento religioso instituído pelo Papa João Paulo II em 20 de dezembro de 1985, que reúne milhões de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens. Com duração de cerca de uma semana, promove eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens.

Na edição de 1995, em Manila, Filipinas, o evento reuniu cerca de 4,2 milhões de pessoas, uma das maiores concentrações de católicos da história. A JMJ de 2013, realizada no Rio de Janeiro, reuniu cerca de 4 milhões de jovens, sendo a segunda maior concentração de jovens da história deste evento.