Em tempos de Portal da Transparência não dá para inventar ou ficar tentando justificar a incompetência de um gestor ao jogar a culpa em outro. Contudo secretários da prefeita Lucimar Nascimento (PT) seguem justificando o injustificável, ou seja, eles insistem na propagação de mentiras tramadas, que são elaboradas na intenção de jogar a responsabilidade de uma péssima gestão da Prefeitura Municipal em cima do Governo do Estado de Goiás. É o que vem acontecendo dentro da caótica Saúde Pública em Valparaíso.

A maior de todas as mentiras diz “que a Gestão Estadual não vem repassando valores que deveriam ser destinados à saúde pública municipal”. O boato pode ser facilmente desmentindo com uma rápida visita ao portal da Secretaria da Saúde do Estado de Goiás.

Entenda o caso: os gastos com a saúde no Brasil é tripartite. Isso significa que União, Estados e Municípios dividem o valor da conta que é gasta com procedimentos realizados na área.

O Município é obrigado a investir 15% de tudo que arrecada em saúde. Há prefeitos que priorizam esta pasta e aplicam mais do que a Lei manda. Era o caso da ex-prefeita Lêda Borges (PSDB), que chegou a investir quase o dobro dos recursos.

“A Lei manda gastar 15% com saúde, porém, o bom senso nos dizia pra investir mais de que esse percentual exigido”, sempre frisava o ex-gestor da pasta na cidade, Francisco Carvalho.

“Chegamos a gastar quase o dobro disso em saúde”, completa Carvalho, que pautou sua gestão na saúde priorizando atenção básica e combate à endemias, dentre elas a Dengue.

O Estado é obrigado a gastar 12% do montante de suas receitas na área da saúde.

Já a União cumpre seus compromissos com o SUS, transfere a verba diretamente para as Secretarias Municipais de Saúde, em contas específicas e por blocos, mensalmente. São os chamados repasses fundo a fundo: do Fundo Nacional para os Fundos Municipais.

Ao analisar o Portal da Saúde em Goiás verificamos os repasses sendo efetivados para a Secretária Municipal de Saúde de Valparaíso. Qualquer cidadão pode fazer isto, basta acessar o site e realizar a consulta buscando os dados por município.

Foi o que fizemos. Lá, constam os diversos repasses já feitos nos anos de 2013, 2014 e 2015.

Esse é o jogo do Governo do Partido dos Trabalhadores, aquele que tanto prometeu e que até o momento nada fez além de justificar os próprios erros jogando a responsabilidade no Estado e em gestões passadas. O péssimo atendimento da Saúde Pública em Valparaíso segue sendo maquiado por Lucimar Nascimento nas redes sociais, sempre lançando mentiras seguidas de mais mentiras. Mas acredite quem quiser neste governo de faz de conta.

Por Marcelo Carlos 

IMG-20151020-WA0036

Hospital do Céu Azul – Foto Ilustrativa: Governo do Estado de Goiás faz repasses de verbas para a Saúde e Prefeitura Municipal de Valparaíso omite a verdade para a população.