A Agência Goiana de Habitação (Agehab) apresentou nesta quinta-feira, dia 28, os programas habitacionais do Governo de Goiás aos diretores da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab/DF). O presidente da Agehab, Luiz Stival, explicou os mecanismos de funcionamento do Cheque Mais Moradia e do Casa Legal – Sua Escritura na Mão.

Sobre o Cheque Mais Moradia, a apresentação passou pela formulação da lei, com regulamentação do programa e celebração de convênios com entidades sociais e prefeituras, ao cadastramento, seleção das famílias e sistemas de controle de utilização do benefício.

Luiz Stival lembrou que os 246 municípios já foram atendidos com algum tipo de benefício habitacional, com investimento em Cheque Mais Moradia em valor superior a R$ 92 milhões desde 2015. Os programas da Agehab têm chamado a atenção de outros estados e do governo federal, que anunciou a implantação do Cheque Reforma em todo o País. O presidente interino Michel Temer deve fazer o lançamento de seu primeiro programa social, inspirado na experiência goiana, no próximo mês.

Esforço conjunto
O diretor-presidente da Codhab/DF, Gilson Paranhos, disse que quer estreitar as relações com o Governo de Goiás. “Temos a região do Entorno em comum, que merece nossa atenção especial. Quem sabe podemos fazer empreendimentos em conjunto no futuro?”, analisou. Sobre os programas da Agehab, revelou que muitas ideias vão ajudar a agilizar os procedimentos dentro da Codhab. Segundo ele, o Cheque Mais Moradia é um modelo essencial e eficaz para diminuição do déficit habitacional.

Postado por Marcelo Carlos (com as informações de Goiás Agora)