Compartilhe esta matéria!

Gominhas para queda capilar funcionam?

Inúmeros influenciadores indicam a milagrosa gominha, como a solução para a queda e fortalecimento capilar, mas será que realmente funciona?

Quando entramos no Instagram vemos inúmeros blogueiros e blogueiras indicando gominhas docinhas, como milagre para queda e fortalecimento capilar, em sua composição, as gominhas de gelatina para a queda capilar e fortalecimento das unhas, em formatos de ursinho, coração, estrela e sabores diversos nada mais é do que vitaminas essenciais para o metabolismo do organismo e também para o fortalecimento dos fios e das unhas. Além disso, algumas balinhas ainda têm vitaminas C, vitamina E, vitamina A e D.

 A  tricologista Valine Alencar referência em cuidados com o couro cabeludo, cabelos e fios explica que “A queda de cabelo não é algo simples que resolvemos com uma suplementação vitamínica, pois quando o cabelo está caindo significa que o corpo está fazendo uma priorização metabólica, por causa de alguma disfunção em algum órgão ou sistema. Então o corpo passa a direcionar nutrientes e hormônios para a região que mais precisa e é mais vital a sobrevivência. Logo, quando somente tomamos uma suplementação, estamos dando um “cala boca” para o nosso organismo que está falando conosco através do sintoma capilar. Cabelo é marcador de saúde,” conclui.

Gummy -bear Foto: HOFFIT

A goma sozinha não vai fazer mal ao corpo mas também não resolverá o problema, As gominhas poderiam ser receitadas quando um paciente vai ao médico especialista (seja uma nutricionista ou uma dermatologista) e descobre a deficiência de uma vitamina ou proteína. Então, as gominhas podem ser uma das alternativas. Por serem mais saborosas que os comprimidos, podem ser uma solução mais agradável para ingerir durante a rotina.

Segundo a especialista, existem “pouquíssimos estudos científicos que demonstram que a suplementação vitamínica melhore a queda de cabelo ou qualidade do fio“.

“Há muitas mulheres com deficiência de vitaminas e que não percebem isso por causa de dietas, má nutrição ou estresse intenso”, Valine Alencar. E quando há estresse ou a alimentação está desequilibrada, “o organismo vai desligar o crescimento de cabelo primeiro e redirecionar os nutrientes e energia para os órgãos que mais precisam”, diz ele, causando assim a deficiência em vitamina.

Algumas pessoas já experimentaram um grande estresse físico ou emocional, que ocasionou a queda repentina de cabelos alguns meses depois.

“É uma reação tardia ao estresse ou dieta que geralmente ocorre três meses depois”, diz Burg, observando que durante esse tempo,os fios podem ficar mais finos e também parecer mais ressecados.

Mesmo que isso pareça um filme de terror, é preciso ter tranquilidade e saber que existe solução, especialmente se houver o consumo do suplemento para cabelo que atenda as necessidades.

Como posso acelerar o crescimento do cabelo?

Se existe deficiência de vitaminas e nutrientes:

A única maneira de saber com certeza se o corpo está deficiente é através de exames, que são indicados por um médico. Um problema emocional (estresse no trabalho, uma morte na família, etc) ou dietas para perda de peso aumentam as chances de estar faltando alguns nutrientes no corpo.

Se de fato for necessária a suplementação de vitaminas, muitos benefícios podem ser observados ao tomar um suplemento adequado. Na verdade, “os suplementos também podem impedir a fase de queda dos fios que vem depois de um período de estresse e dieta”, diz Burg. Portanto, eles não apenas restabeleceram os baixos níveis de vitaminas que existem agora, mas também ajudarão a evitar que eles diminuam no futuro, além de prevenir quaisquer efeitos colaterais ruins.

Alô Valparaíso/Com as informações Agência Brasil