Compartilhe esta matéria!

Goiás retoma testagem pelo aplicativo Dados do Bem

Moradores de 55 cidades voltam a receber o convite para realizar o teste. Operação nos demais municípios será retomada de forma gradual

O Governo de Goiás retoma o envio dos convites para testagem da Covid-19 por meio do aplicativo Dados do Bem. A medida foi tomada após a normalização da divulgação dos resultados dos exames. Nesta semana, 55 cidades voltam a realizar o exame. A operação nos demais municípios será de forma gradual.

Os usuários que baixarem o aplicativo, preencherem a autoavaliação e receberem a indicação para realizar o teste devem procurar a unidade de saúde indicada para a coleta na data informada. O exame realizado é o RT-PCR, considerado padrão-ouro para diagnóstico do coronavírus. Os resultados deverão ser entregues em até cinco dias, no próprio aplicativo.

Volta à normalidade

A instabilidade na comunicação entre os sistemas de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), do DataSUS, do Ministério da Saúde (MS), foi corrigida. As amostras eram processadas, mas o resultados não estavam sendo lançados, impossibilitando o acesso de Goiás aos laudos e, consequentemente, o encaminhamento para as pessoas testadas.

“Informamos o DataSUS sobre as inconsistências encontradas e uma versão atualizada do GAL foi gerada. Ao longo da semana passada realizamos testes para retomarmos o serviço a partir de hoje”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim.

Dessa forma, as amostras coletadas serão encaminhadas para processamento em uma das centrais de testagem do MS. “No nosso caso, elas são processadas em São Paulo. Com a integração dos sistemas, voltamos a ter acesso em tempo real aos resultados, possibilitando que eles sejam encaminhados para as pessoas testadas via aplicativo Dados do Bem”, diz Flúvia Amorim sobre a rotina de testagem no Estado.

Programa

“É possível identificarmos quem é positivo, isolando essa pessoa para evitar a disseminação do coronavírus. Além disso, identificamos os contatos e testamos, mantendo os positivos também isolados para quebrar a cadeia de transmissão”, ressalta a superintendente sobre os objetivos do programa de testagem.

“Além disso, é possível avaliarmos a real situação epidemiológica do Estado. Os municípios selecionados correspondem a mais de 5 milhões de goianos, ou seja, ⅓ da população de Goiás, o que nos possibilita ter uma ideia de como está o comportamento da doença”, avalia Flúvia.

Sigilo

O Dados do Bem é uma iniciativa de monitoramento epidemiológico desenvolvida pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e pela Zoox que permite a criação de mapas de distribuição da Covid-19, identificação de concentração de transmissão e análise da evolução da imunidade na população. É importante ressaltar que o projeto não utiliza os dados dos usuários para fins comerciais.

Como é praxe em investigações epidemiológicas, o anonimato de todos os participantes é preservado e as informações coletadas não serão utilizadas para fins lucrativos, dentro dos limites permitidos pela Lei Geral de Proteção de Dados.

O processo conta com o consentimento do usuário, que ao baixar o aplicativo concorda com o envolvimento voluntário no levantamento epidemiológico. Além disso, antes de começar a usar a ferramenta, o indivíduo aceita os termos e dá seu consentimento para participar do estudo.

Cronograma do retorno das operações
Dia 09 (quarta-feira)
1. Luziânia
2. Marilândia
3. Rubiataba
4. Crixás
5. Santa Helena de Goiás
6. Uruaçu
7. Piracanjuba
8. Caldas Novas
9. Guapó
10. Formosa
11. Campos Belos
12. Jataí
13. Nova Glória
14. Buriti Alegre
15. Planaltina
16. Águas Lindas  
17. Goianápolis
18. Catalão
19. Chapadão do Céu
20. Orizona
21. Bela Vista de Goiás
22. Terezópolis de Goiás
23. Jussara
24. Novo Gama
25. Niquelândia
26. Hidrolândia
27. Morrinhos
28. Bom Jesus de Goiás

Dia 10 (quinta-feira)
1. Trindade
2. Senador Canedo
3. Vianópolis

Dia 08 (terça-feira)
1. Cocalzinho
2. Rio Verde
3. Mineiros
4. Rialma
5. Itumbiara
6. Inhumas
7. Pires do Rio
8. Padre Bernardo
9. São Simão
10. Pirenópolis
11. Palmeiras de Goiás
12.Quirinópolis
13.Anicuns
14.Silvânia
15. Bonfinópolis
16. Goiatuba
17. Valparaíso de Goiás
18. Montividiu
19. Alexânia
20. Cristalina
21. Aragarças
22.Alto Paraíso de Goiás
23. Americano do Brasil
24. Cidade Ocidental

Com as informações da SES-GO e SGG-GO.