O secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), coronel Edson Costa, participou em Valparaíso de Goiás, da Conferência Municipal do Pacto Social Goiás Pela Vida e Segurança. Um dos principais objetivos é envolver a população na construção de propostas do que será a maior política de segurança social e preventiva da história do estado.

Lançado em setembro do ano passado, o Goiás Pela Vida consiste na união de esforços entre os poderes executivo, legislativo e judiciário, além da sociedade civil, para coibir a criminalidade. Para isso estão sendo trabalhados cinco grandes eixos de atuação: Prevenção Social; Segurança Cidadã, Intervenção Urbana e Ambiental; Inteligência e Estratégia; e Repressão Qualificada.

As discussões de Valparaíso de Goiás nesta quinta-feira, dia 9, fazem parte do ciclo de conferências que representam a fase de implantação do programa, informa o superintendente do Pacto Social Goiás Pela Vida, Rogério Félix. Após essa etapa, haverá um fórum com abrangência estadual, onde será apresentado um plano estratégico – cujas ações serão resultado das discussões dos municípios. A finalidade é estabelecer os parâmetros e as metas produzidas.

Esse planejamento estratégico será uma ferramenta prática para fortalecer a capacidade de governança e o monitoramento dos resultados de enfrentamento e na prevenção de violências.

No encontro desta quinta-feira, o secretário Edson Costa lembrou que o Governo de Goiás tem investido diariamente em inteligência e aparelhamento das forças policiais. “A criminalidade tem caído em todo o estado e isso é reflexo dos investimentos constantes e também do trabalho das nossas policias”, disse.

Diversas autoridades participaram da conferência. Entre elas, o prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró, e a deputada estadual Lêda Borges.

Via Goiás Agora