Goiás está entre os cinco melhores estados brasileiros em Português e Matemática

Índices do Inep com parâmetros internacionais de aprendizado foram apresentados por um estudo da ONG Todos Pela Educação

Um estudo da Organização Não Governamental (ONG) Todos Pela Educação apontou que Goiás teve um dos melhores índices de crescimento no aprendizado entre 2007 e 2017.

Segundo a análise do órgão, o resultado significativo ocorreu no 5º e 9º ano do ensino fundamental, mas no 3º ano do ensino médio, apesar do saldo positivo, a situação ainda é considerada crítica.

O coordenador do núcleo de inteligência da ONG, Caio Sato, afirmou que os resultados mostram que houve avanços consistentes, mas que a situação geral segue crítica, especialmente no ensino médio. ‘Apesar da boa notícia no fundamental, temos muito a evoluir”, concluiu.

De acordo com os números divulgados pela entidade, foram computados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e apontam que Goiás teve o 2º melhor crescimento em língua portuguesa no 3º ano do ensino médio em escolas públicas, apresentando saldo de 29%. Nesse índice, o estado ficou atrás só do Espírito Santo.

Ainda de acordo com a ONG, em matemática, o crescimento foi de 6,01%, também considerando as escolas públicas, e rendeu o 3º lugar, atrás novamente do Espírito Santo e Minas Gerais.

O estudo também aponta que no ano mais recente avaliado, 2017, 9,9% dos estudantes das redes pública e privada aprenderam de forma satisfatória o conteúdo de matemática, e no caso de língua portuguesa, esse percentual é de 33,9%.

Da Redação do Alô Valparaíso/*Com a colaboração do G1
Compartilhe esta matéria!