O Ministério da Saúde (MS) e os governos de Goiás e do Distrito Federal (DF) estão unindo forças para exterminar o Aedes aegypti nos municípios do Entorno do DF. Uma importante iniciativa para atingir este propósito é a estruturação da Sala Regional de Situação, a primeira do gênero no País, na qual serão monitorados, em tempo real, os registros de focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Esta sala vai funcionar na sede do Escritório de Representação do Governo de Goiás no DF, localizada no Lago Sul, em Brasília, com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros, da Secretaria da Saúde de Goiás e do DF e do Ministério da Saúde.

A estruturação da Sala Regional de Situação foi anunciada durante reunião realizada na manhã na última sexta-feira, 11 de março, no Escritório de Representação do Governo de Goiás no DF. Na oportunidade, ficou definida a realização de uma reunião na próxima quarta-feira, 16 de março, no Centro Nacional de Desastres, em Brasília, para a apresentação da sala aos prefeitos e secretários municipais de Saúde dos municípios do Entorno e definição de medidas pontuais e emergenciais para a erradicação do mosquito.

O superintendente-executivo da SES-GO, Halim Antonio Girade, destacou que a estruturação da Sala Regional de Situação é de fundamental importância para vencer o desafio de exterminar o Aedes aegypti. Grande parte dos municípios do Entorno tem altos índices de infestação pelo fato da população, na maioria dos casos, trabalhar em outra localidade, principalmente em Brasília. Esta situação dificulta a ação das equipes que, não raro, se deparam com imóveis fechados e com altos índices de focos.

Além de ser tripartite – com representações de três esferas do Governo – a Sala Regional de Situação será interinstitucional. Conforme o coordenador de Operações da Ação Goiás contra o Aedes, cel. Pedro Carlos de Lira, o espaço vai funcionar nos mesmos moldes da Sala de Situação de Goiás, instalada no Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Conecta SUS). Ela será dotada de painel, espaço para reuniões e estação de trabalho.

Participaram do encontro profissionais do MS, das Secretarias de Saúde de Goiás e do DF, do Corpo de Bombeiros, do Escritório de Representação, da Secretaria de Estado do Entorno de Goiás e do Ministério da Defesa.

Postado por Marcelo Carlos (com as informações do portal da SES-GO)