(Foto: Divulgação/Seduc-GO)

Compartilhe esta matéria!

GOIÁS: Alunos do Ensino Fundamental da rede estadual serão avaliados na próxima segunda-feira (29/3)

Avaliação será digital e terá 30 questões objetivas; para verificar a proficiência dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática

A primeira avaliação do projeto Foco na Aprendizagem, voltado para estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede pública estadual de ensino, está marcada para a próxima segunda-feira (29/03). Esta será a primeira de cinco avaliações diagnósticas previstas para este ano letivo, com o objetivo de monitorar o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.
A prova organizada pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) terá 30 questões objetivas e será aplicada em formato digital. Todos os alunos receberão um link que irá direcioná-los para uma plataforma própria, desenvolvida pela Superintendência de Tecnologia da Seduc. Para acessar a avaliação, o estudante deve digitar uma dessas informações: data de nascimento do estudante, CPF do estudante ou nome da mãe.

Os estudantes que não tiverem acesso à Internet ou não possuírem dispositivos eletrônicos para fazerem a prova digital devem entrar em contato com a escola.

Monitoramento da aprendizagem do Ensino Fundamental Segundo a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Giselle Faria, o objetivo da avaliação é verificar a proficiência dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática e, a partir deste diagnóstico, contribuir para as políticas pedagógicas da rede estadual.

De acordo com a superintendente, os alunos do 5º e 9º ano estão encerrando ciclos do Ensino Fundamental e por isso requerem um monitoramento mais próximo para certificar que todas as habilidades foram desenvolvidas. Já a avaliação com os alunos do 2º ano visa identificar se a alfabetização deles foi satisfatória.

Cronograma de avaliações do Foco na Aprendizagem

1ª Avaliação 1 – 29 de março
2ª Avaliação 2 – 12 de maio
3ª Avaliação 3 – 24 de junho
4ª Avaliação 4 – 30 de agosto
5ª Avaliação 5 – 28 de setembro

Avaliação de toda a rede estadual

A Seduc deu início a uma avaliação diagnóstica em toda a rede estadual no final de fevereiro para identificar as habilidades desenvolvidas no ano de 2020, no regime especial de aulas não presenciais, e estabelecer práticas pedagógicas a serem adotadas em 2021. Todavia, em decorrência do aumento dos casos de Covid-19 no Estado, a avaliação presencial foi suspensa até que os índices de contágio permitam o retorno de atividades presenciais.

Com as informações da Seduc-GO