Compartilhe esta matéria!

Goiás abre matrículas para estudantes novatos em escolas da rede estadual

Solicitação deve ser feita do site da Seduc até o dia 7 de dezembro. Estudante tem que informar três instituições de ensino de seu interesse; veja documentos necessários.

Sala de aula de escola em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Sala de aula de escola em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O governo de Goiás abriu, nesta sexta-feira (19), as solicitações de matrículas de alunos novatos para escolas e colégios de ensino fundamental ou médio da rede estadual da educação, em 2022. Os interessados devem solicitar a matrícula de forma online até o dia 7 de dezembro.

No site, o estudante tem que informar três instituições de ensino de seu interesse. Caso não haja vaga em nenhuma delas, o pedido será transferido para uma quarta unidade, preferencialmente mais próxima da primeira opção da escola informada.

Após a solicitação, o aluno deverá ficar atento para fazer a confirmação de seu interesse pela vaga, entre os dias 15 e 22 de dezembro.

Em seguida, o estudante deve procurar pessoalmente a unidade escolar indicada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para fazer a efetivação da matrícula. Nesse momento é necessário levar documentos pessoais (carteira de identidade, certidão de nascimento ou CPF), histórico escolar e comprovante de endereço atualizado.

Para os veteranos, a renovação de matrículas ou a solicitação de transferência para outra unidade de ensino deve ser feita no período de 19 de novembro a 07 de dezembro de 2021. A renovação precisa ser confirmada por meio do termo de renovação assinado pelos pais e/ou responsáveis.

No entanto, a secretaria explicou que, caso o aluno não tenha interesse em permanecer na mesma instituição, ele deverá pedir a transferência por interesse próprio (TIP). Nesse processo, não haverá reserva de vagas na unidade de preferência, devendo o estudante indicar três opções nas quais deseja concorrer a uma vaga.

Tempo integral

A Seduc informou ainda que para as escolas de tempo integral, os pais e/ou responsáveis pelos alunos deverão procurar pessoalmente a unidade de seu interesse e fazer a solicitação da vaga até o dia 08 de dezembro.

Em 2022, a rede estadual da educação passará a contar com 40 mil novas vagas nas escolas de tempo integral. Elas serão distribuídas entre 269 unidades em todo o estado.

Alô Valparaíso/Com as informações Agência Brasil