A gestão da prefeita Lucimar Nascimento (PT), em Valparaíso de Goiás, cidade goiana do Entorno de Brasília, segue batendo recordes negativos. Enquetes internas da oposição indicam que a petista tem aproximadamente 90% de rejeição do eleitorado local e a opinião pública nas ruas tem confirmado todos os números. Talvez por este motivo, a atual chefe do Executivo Municipal tenha desistido da reeleição e lançado o nome do advogado Dr. Roberto Martins (PT) como pré-candidato ao majoritário de seu partido.

A situação da gestora é muito complicada e nem ao menos a base governista acredita mais em suas imposições e orientações deste último ano de mandato. Muitos vereadores que participaram do governo da mesma, já iniciaram tratativas com grupos oposicionistas e estão de olho nas próximas eleições municipais onde caminharão em lados opostos do Partido dos Trabalhadores.

Moradores da cidade afirmaram a nossa reportagem que, a administração petista tornou-se um verdadeiro fiasco, e a principal culpada é Lucimar Nascimento, que não conseguiu cumprir nem metade de suas promessas de campanha. “Faltou pulso, trabalho e capacidade para a prefeita. Ela não tem voz ativa e as qualidades exigidas para comandar a Prefeitura. Em suas mãos Valparaíso regrediu e hoje é uma cidade abandonada”, afirmou Fernando Vieira, morador da Etapa A.

A população valparaisense reclama que serviços básicos vêm sofrendo com o evidente abandono do governo municipal. Muitas pessoas afirmam que por causa disto o município mergulhou definitivamente em um estado de calamidade pública e de caos financeiro.

Sabrina Azevedo, moradora do Jardim Céu Azul, relata que sobram buracos nas ruas de Valparaíso e que a infraestrutura precária revolta os cidadãos. A munícipe ainda questiona a escassez de remédios nos postos de saúde, a falta de materiais de limpeza em todos os órgãos públicos municipais e lembra que várias obras estão paralisadas por motivos nunca explicados ao povo.

Todos os problemas enfrentados por quase 200 mil habitantes colocam a popularidade da prefeita Lucimar no chão. De acordo com líderes políticos da cidade, qualquer um que for apoiado ou que mencionar que fez parte do governo petista estará fadado ao fracasso político no próximo pleito eleitoral. Importantes políticos goianos já avaliaram que a atual administração de Valparaíso está entre as piores do Estado de Goiás.

Em 2014, um conceituado veículo de comunicação da capital Goiânia, realizou uma enquete em busca da verdade e pediu para que 20 políticos elaborassem uma lista dos piores prefeitos em território goiano. E como não poderia ser diferente, o nome da petista Lucimar Nascimento foi lembrado mais uma vez de forma negativa e apareceu na ponta do ranking da vergonha que apresentou todas as pífias gestões municipais de Goiás. Na época, o principal critério avaliado foi à qualidade da gestão (ou sua falta) e a votação aconteceu de forma anônima.

Por Marcelo Carlos