Compartilhe esta matéria!

Estamos à 51 dias de estiagem e, não há previsão de chuva até 15 de agosto, diz Inmet

Última precipitação foi registrada nas estações meteorológicas, em 15 de junho.

Céu de Brasília durante período de seca — Foto: TV Globo/Reprodução

Céu de Brasília durante período de seca — Foto: TV Globo/Reprodução

Sem chuva desde 15 de junho, completamos 51 dias de estiagem nesta quinta-feira (5). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de precipitação na capital pelo menos até 15 de agosto.

“Não há previsão de precipitação até a primeira quinzena do mês”, disse o meteorologista Mamedes Melo.

Esta é a segunda vez que passamos por um período de estiagem em 2021. De 9 maio a 14 de junho, teve um período de 36 dias sem registro de precipitações nas estações do Inmet.

Durante as próximas semanas, a umidade relativa do ar pode chegar a 25%. Esse índice está bem abaixo do que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para uma boa qualidade do ar, a umidade deve ficar em torno dos 60%.

Na terça-feira (3), a Defesa Civil emitiu um alerta, via mensagem de celular, para que a população “se mantenha hidratada e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia”.

Durante seca no DF, especialistas recomendam beber muita água.  — Foto: Agência Brasília/Divulgação
Durante seca, especialistas recomendam beber muita água. — Foto: Agência Brasília/Divulgação

Chuva em agosto?

Apesar da seca, o mês de agosto tem previsão de 24,1 milímetros de chuva, segundo o Inmet. Porém, ainda não há indicação de quando vai ocorrer esse refresco.

Mesmo sem chuva, o nível dos reservatórios permanece acima de 80% da capacidade, de acordo com dados da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico.

Alô Valparaíso/* Com informações do G1