Nesta quarta-feira, 27 de julho, daremos continuidade a uma série de entrevistas com vários pré-candidatos ao Poder Legislativo Municipal, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.

O nosso objetivo é realizar questionamentos e apresentar à população valparaisense quem são e o que pensam os nomes postulantes aos cargos eletivos nas Eleições Municipais de 2016.

Desta maneira, hoje publicamos entrevista concedida pela competentíssima Professora Gildete, pré-candidata a vereadora pelo Partido Social Cristão (PSC). Um nome verdadeiramente comprometido com a Educação e excelente opção apresentada pelo partido de Ângela Pessoa, atualmente vereadora e pré-candidata a prefeita. 

Alô Valparaíso: Quem é Gildete dos Anjos Sousa (Prof.ª Gildete) e por que escolheu o PSC para ser pré-candidata a vereadora em Valparaíso de Goiás?

Professora Gildete: Sou filha de Brasília, sou servidora pública do município de Valparaíso há 21 anos, no cargo de professora e orientadora educacional, moro em Valparaiso a 16 anos, como servidora pública municipal  tive a oportunidade de acompanhar todo o processo de emancipação da cidade, ocasião em que optei por continuar em Valparaíso por entender que o recém-criado município, necessitava de profissionais comprometidos com a Educação. Durante minha trajetória profissional tive a oportunidade de atuar como: professora do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Coordenadora Pedagógica e Tutora de Formação de Professores, por duas vezes Diretora de Assuntos Pedagógicos Técnicos Pedagógicos, também por duas vezes fui conselheira no Conselho Municipal de Educação e atuei em diversos Conselhos de Controle Social e até pouco tempo atuei como Diretora de Formação e Aperfeiçoamento Educacional.

Escolhi o PSC (Partido Social Cristão) Por entender que tinham convicções semelhantes ao do PDT (Partido Democrático Trabalhista) ao qual atuei durante 9 anos, além do estimulo de amigos e militantes, decidi por ingressar no Partido Social Cristão (PSC), e hoje apresenta- se como pré-candidata a vereadora da legenda.

Alô Valparaíso: Como a pré-candidata acha que será essa caminhada em busca de uma cadeira na Câmara de Vereadores?

Professora Gildete: Acredito não ser uma caminhada fácil, aliás, não tem sido fácil, penso como disse Victor Bello Accioly, doutor e mestre em ciências da administração “A Reforma Política é importante, mas nenhuma reforma será maior do que a conscientização popular”. Infelizmente existe em nossa cidade e em nosso país a cultura de venda e compra de votos. O eleitor que toma a atitude de vender seu voto ou entrar em esquemas que ferem a ética e a moral se esquece, de que o seu prejuízo financeiro, moral, social será bem maior que os cinquenta reais, o botijão de gás, o milheiro de tijolo ou qualquer outra coisa que venha a receber do político sem escrúpulo. Acredito ainda que, existem pessoas sérias no meio político e querem o melhor para nossa cidade. Temos que a continuar tendo esperança de dias melhores.

Alô Valparaíso: Qual a avaliação que a senhora pode fazer do atual governo municipal?

Professora Gildete: Foi um governo sem um direcionamento político no que contribuiu para uma administração longe dos anseios populares.

Alô Valparaíso: A Câmara Municipal precisa que novos nomes sejam eleitos nas Eleições de 2016?

Professora Gildete: Sem dúvida, poucos vereadores condizem com o papel de legislador municipal, pelo menos oitenta por cento deveria ser renovada.

Alô Valparaíso: Por que acreditar e apoiar Ângela Pessoa (PSC) em sua pré-candidatura à Prefeitura de Valparaíso?

Professora Gildete: Acredito na pessoa da vereadora Ângela, pois ela mostrou nesses quatro anos no legislativo uma capacidade e desenvoltura política no trato dos interesses públicos. Apoiá-la pelas qualidades acima citadas e também pelo comprometimento nos problemas que afligem a sociedade como num todo, e que está de acordo com o meu projeto de discussão futura com o executivo local.

Alô Valparaíso: Caso seja eleita, o que podemos esperar de Gildete Anjos no Poder Legislativo Municipal?

Professora Gildete: Exercer verdadeiramente a função de um vereador (a), sem falsas promessas.

Discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito ) com relação à administração e gastos do orçamento. Trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo os moradores, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os moradores e o prefeito.  Realizar audiências públicas com as entidades da sociedade civil e a comunidade em geral, para instruir matéria legislativa em trâmite, bem como para tratar de assunto de interesse público relevante.

Alô Valparaíso: Deixe aqui uma mensagem final para os nossos leitores.

Professora Gildete: Particularmente, defendo algumas questões que acredito ser prioridade para a melhoria da qualidade de vida da nossa população, são elas: A educação ao qual estou inserida, politicas publicas voltados para as mulheres, idosos e crianças. “Com ações em defesa, dos interesses da população, sobretudo a excluída e oprimida, sendo facilitadora e portadora de suas demandas de políticas públicas de inclusão social, tendo como base os instrumentos de mobilização social e participação cidadã”.

“A educação é o maior e mais rentável dos investimentos, e o grande desenvolvimento de um país se mede pelo nível que este haja atingido no que concerne a formação educacional do seu povo”. Esther de Figueiredo Ferraz

Por Marcelo Carlos