O presidente do PDT e pré-candidato a prefeito, Ricardo Viana, concedeu nesta quinta-feira, dia 07 de julho, entrevista ao nosso site, onde falou abertamente sobre propostas, sonhos e dos projetos políticos de seu partido para Valparaíso de Goiás.

Ao falar a respeito dos 21 anos de emancipação política da jovem Valparaíso, o pedetista destacou todo o valor do município localizado no Entorno do Distrito Federal e lembrou o momento crítico da economia local.  

“Podemos comemorar o fato de estarmos entre as 20 maiores economias do nosso Estado. Isso é muito importante para nós! Mas a atual realidade econômica não representa o ideal quando se trata de qualidade de vida. Valparaíso apresenta graves problemas urbanos e sociais, somos carentes por serviços básicos que garantam a vivência e o envolvimento da população com a cidade. Além disso, nos falta um projeto urbano que represente a nossa atual importância econômica. Esse é o nosso maior desafio, administrar Valparaíso de forma diferente, moderna e audaciosa para termos a cara de cidade grande”, afirmou Ricardo Viana.

Após ser indagado sobre elogios de militantes de outros partidos ao seu modo de dirigir o PDT de Valparaíso, Viana ressaltou que o trabalho está refletindo de forma positiva, pois ele vem buscando respeitar a classe política da cidade e tem matado um leão por dia para administrar o partido e seus filiados. “Enxergo este momento da minha vida como um desafio a ser vencido. Para isso, preciso deixar o medo, receio e dúvidas de lado, seguindo o que acredito e buscando aprendizado todos os dias, para tornar o PDT local em um partido forte”, disse.

Sobre supostas imposições políticas no próximo pleito eleitoral de grandes partidos como PT, PR e PSDB, Ricardo Viana fez questão de frisar que o PDT não participará de negociatas eleitoreiras. “Barganha com o PDT não! Pelo contrário, se trato a todos com respeito espero no mínimo o mesmo tratamento. Afinal, todos os partidos de Valparaíso sabem que não existe barganha com o PDT. Já deixamos claro para que viemos e não nos rebaixamos aos simples “acordinhos” pessoais ou mesquinhos”, declarou.

Segundo Ricardo, o município de Valparaíso não suporta mais politicagem. Ele acredita que só há um caminho: administrar com responsabilidade, governando a cidade com uma frente de partidos responsáveis, valorizando os talentos locais e modernizando a forma de gestão.

“Afirmo uma coisa, o PDT será um partido que influenciará fortemente as grandes decisões administrativas da nossa cidade, para alavancarmos este município ao patamar que ele merece. Posso até dizer que daremos para Valparaíso políticas com legados inquestionáveis e iniciaremos uma nova forma de governar esta cidade”, garantiu o preparado pré-candidato.

O Alô Valparaíso perguntou e Ricardo Viana respondeu. Confira um pouco mais do nosso bate-papo:

Como você avalia sua própria pré-candidatura à Prefeitura Municipal de Valparaíso?

Davi enfrentando Golias! Não posso ser presunçoso e tenho ciência do trabalho que fiz diante das frentes políticas já consolidadas na cidade.

Tenho uma grande sede de trabalho! Isso me leva a não me impressionar com as dificuldades. Não me impressiono mesmo! Temos que ter lado e posição! Na verdade, tudo que é difícil conquistar torna-se precioso e hoje para mim, consolidar um trabalho e uma liderança política em Valparaíso é uma tarefa preciosa. Sinto que estou cumprindo com algo que idealizei meses atrás, influenciar a política local para um lado bom e responsável. Acredito que estou conseguindo, mesmo com as dificuldades. 

O que o Ricardo Viana tem de diferente dos demais pré-candidatos ao majoritário?

Humanamente nada! Tenho limitações e cometo erros, mas tenho uma grande vontade de acertar, de ser diferente e de mostrar o meu trabalho com qualidade.

Sou dedicado em tudo que faço e tento aperfeiçoar ao máximo os recursos que tenho nas mãos. Não sou limitado em desculpas… Não é porque temos pouco que fazemos de qualquer jeito ou mal feito. Temos que fazer o melhor com a nossa realidade, com os talentos e recursos que temos. Potencializar ao máximo os recursos!

Vou dar um exemplo disso… Optei como estratégia de comunicação o formato de vídeos nas redes sociais. Sabia que o meu maior adversário seria o tempo! Precisava me comunicar com o maior número de pessoas em curto tempo. Então, comecei a fazer vídeos, retratando as minhas opiniões e projetos. A coisa deu certo, e hoje encontro várias pessoas na cidade que falam “vi o seu vídeo!” “gostei da sua ideia” “estou com você”… Isso é muito legal! Essas coisas me deixam feliz, por saber que estou agradando o público, que me preocupei em apresentar algo bom, agradável, com simplicidade, mas de forma objetiva e com qualidade. As coisas simples podem ter boa qualidade! É isso que imagino para administração de Valparaíso.  

No dia 24 de junho foi realizado o Encontro Regional do PDT, aqui em Valparaíso de Goiás. Qual a importância de um evento deste porte para os pedetistas?

Foi um momento importante. Estamos trabalhando muito para apresentar um partido e proposta de governo descente para a população de Valparaíso. Mesmo diante das atuais resistências à política, que encontramos nas ruas, queremos mostrar que o PDT é um partido diferente. Temos história, exemplos de grandes brasileiros que lutaram pelo país, como Brizola, Darcy Ribeiro e tantos outros! Essa é a história do PDT e hoje o nosso desafio é ofertar aos municípios da região líderes que influenciam de verdade as políticas locais. Por isso, o encontro foi um marco para nós, pois não podemos retroagir, temos que avançar mais, para o bem das nossas cidades, com políticas mais responsáveis!

Valparaíso recebeu a visita de Carlos Lupi, entre outros pedetistas. Eles acreditam na sua pré-candidatura à Prefeitura?

Tento convencer o maior número de pessoas sobre a viabilidade de uma candidatura! Na verdade isso se torna um grande desafio diário. Mas, tenho proximidade com a direção nacional do PDT e tenho conquistado a confiança, diante do trabalho partidário que executo. O presidente Lupi é o grande motivador da minha pré-candidatura. Ele é uma pessoa muito positiva e sempre me encoraja para trabalhar e consolidar o projeto. Agradeço muito ao presidente Carlos Lupi e ao Dr. Manoel Dias pela confiança depositada, eles são 12!

Como o diretório nacional do PDT enxerga Valparaíso de Goiás? 

Converso constantemente com membros do diretório nacional do PDT sobre a nossa cidade. Muitos deles já conhecem a história de Valparaíso e são empolgados com a minha pré-candidatura. Acredito que estamos colocando Valparaíso em um patamar de atenção e destaque. Afinal, estar próximo de Brasília e Goiânia facilita para Valparaíso permanecer nas discussões nacionais e estaduais dos partidos. Hoje, a direção nacional enxerga Valparaíso com olhos de quem quer ajudar a governar, com a experiência de pessoas que já viram na prática os governos de vários homens de bem, que se preocuparam de verdade com o povo. Temos que aproveitar isso!

Por Marcelo Carlos