Entidades sociais recebem doação de folhagens da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Valparaíso

Pasta aposta no projeto “Plantando Semente, Colhendo Saúde” e conta com a parceria de pequenos agricultores rurais

A agricultura familiar tem grande importância no crescimento do Brasil nos últimos anos e vem ganhando apoio no município de Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.

Na cidade goiana com cerca de 200 mil habitantes, os pequenos agricultores contam com a parceria do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, no início de 2017.

De lá pra cá, foram criados inúmeros projetos em prol dos trabalhadores do campo, os principais foram a Feira do Produtor e a Horta Mandala. O último é ligado ao projeto “Plantando Semente, Colhendo Saúde”, que na última terça-feira (14/05), doou folhagens para entidades sociais. Os alimentos sem agrotóxicos são muito mais saudáveis e cultivados por agricultores parceiros em área da Escola de Educação Ambiental.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, os órgãos beneficiados foram: Casa Lar, Abrigamento Infantil; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Criança e Adolescente; Casa de Passagem e Centro Pop. Todas as entidades são ligadas à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, e atendem famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social no município.

Rafael Viana, titular da pasta, destacou a ação em suas redes sociais e lembrou também da parceria com a Secretaria Municipal de Educação. “O projeto está inserido no PAIS – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável e vem dando certo. Já começamos a receber alunos da Rede Pública de Ensino e a destinar folhagens e verduras ao desenvolvimento social”, ressaltou.

De acordo com o Censo agropecuário, o setor é base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. É também responsável pela renda de 40% da população economicamente ativa do País e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo.

Da Redação do Alô Valparaíso

Projeto Plantando Semente, Colhendo Saúde é realizado em Valparaíso. (Foto: Divulgação)

Compartilhe esta matéria!