Compartilhe esta matéria!

Entenda a importância do janeiro branco

Campanha tem o objetivo de conscientizar a humanidade sobre a importância dos cuidados com a saúde mental

Janeiro é o mês dedicado à conscientização para os cuidados com a saúde mental. A campanha brasileira, criada e promovida por psicólogos em 2014, tem o objetivo de convidar a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental em busca de mais felicidade e qualidade de vida.

O mês de janeiro foi escolhido porque é neste mês que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano, onde se sentem pressionadas e muitas vezes perdidas, sem saber o que fazer. 

Mulher praticando yoga e meditando nas montanhas

Os cuidados com a saúde mental são fundamentais para a qualidade de vida e para a prevenção de doenças. Pensar sobre o tema da saúde mental gera conscientização, combate tabus, muda paradigmas e orienta os indivíduos.

O município de Valparaíso dispõe de uma unidade do CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial, com atendimento de psicólogo, psiquiátrico e de assistência social que dá total suporte à comunidade. 

Na cidade, a rede de apoio oferece suporte psicológico aos valparaisenses nas Unidades Básicas de Saúde e no CIAM. Além disso, a UBS do centro do Céu Azul dispõe da especialidade de psiquiatria. 

Se você estiver precisando de ajuda ou conhece alguém que precise, é de extrema importância incentivar a pessoa a procurar uma ajuda especializada. Quem cuida da mente, cuida da vida.

Alô Valparaíso/Com as informações Ascom Valparaíso