A Secretaria da Educação, Cultura e Esporte alerta que termina às 23h59 do próximo dia 20, sexta-feira, o prazo para as inscrições ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) começou a receber as inscrições no dia 9 de maio, pelo portal, onde o candidato deve informar os números do CPF e do RG, endereço de e-mail, número de celular, município onde deseja fazer a prova e a opção em língua estrangeira (inglês ou espanhol).

O estudante que estiver concluindo o Ensino Médio na rede pública estadual terá direito à isenção da taxa de inscrição, fixada em R$ 68. Para os estudantes que já participaram de edições anteriores da avaliação, o Inep alerta para que mantenham seus dados atualizados na ficha de inscrição, pois as comunicações são feitas por meio destas informações. Qualquer alteração só poderá ser feita durante o período de inscrição.

Os organizadores também orientam aos candidatos que necessitarem de atendimento especializado (autismo, dislexia, déficit de atenção, deficiência intelectual, entre outros) que enviem, através da ficha de inscrição, o documento comprobatório especificando o número do Cadastro Internacional de Doenças (CID), entre os dias 1º e 8 de junho.

Nome social
Travestis e transexuais que desejarem usar seu nome social nos dias das provas devem fazer a inscrição normalmente e no mesmo período, de 1º a 8 de junho, e encaminhar cópia de documento de identificação, foto recente e preencher formulário disponível on line também pela página do candidato.

O valor da taxa de inscrição é R$ 68. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, na rede lotérica ou nas agências dos Correios até o dia 25 de maio. Candidatos de baixa renda que comprovarem sua situação econômica podem requerer o benefício da isenção de pagamento da taxa. Mas atenção: o participante que obteve isenção da taxa de inscrição em 2015 e não compareceu nos dias de provas perdeu o direito à isenção.

Provas
As provas do Enem 2016 serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. No sábado, primeiro dia de provas, 5/11, os candidatos terão quatro horas e meia para responder as questões de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza.

No domingo, 6/11, serão cinco horas e meia para concluir as provas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e de Redação. O Inep mantém o telefone 0800 61 61 61 para tirar dúvidas e repassar outras informações dos candidatos.

Postado por Marcelo Carlos (com as informações do Goiás Agora)