Enel Distribuição Goiás alerta para cuidados com a rede elétrica durante as festas juninas

Uso seguro da energia elétrica deve ser lembrado para a festa não terminar mais cedo.

O mês de junho está chegando e com ele vêm as tradicionais quadrilhas ou festas juninas. Nesta época, ruas e espaços públicos são enfeitados com bandeirinhas, faixas, arcos e fitas, que dão cores e deixam as festas ainda mais animadas. Mas na hora de programar uma festa, os cuidados com a rede elétrica devem ser sempre lembrados, desde a montagem da decoração, até às comemorações, já que também é comum o uso de fogos de artifícios. Para evitar acidentes, a Enel Distribuição Goiás dá dicas sobre os cuidados durante as festividades.

Os postes e equipamentos da rede elétrica não devem ser utilizados como suporte para afixar bandeirinhas, faixas e outros enfeites. O manuseio de objetos em contato com a rede elétrica pode causar curtos circuitos, falhas no fornecimento de energia elétrica e choques que podem até levar a morte. De acordo com o responsável por Operação e Manutenção da Enel Distribuição Goiás, Eduardo Gomes, o ideal é montar a decoração com materiais plásticos ou de papel e usar sempre barbantes de algodão ou fitilhos plásticos. "Os enfeites deixam a festa mais alegre. Porém, podem oferecer riscos se colocados de maneira incorreta. Jamais se deve, por exemplo, utilizar a fiação elétrica da rua como sustentação para esses objetos", ressalta.

Também é preciso ter cuidado para não se aproximar ou tocar nos fios ao manobrar barras de metal, andaimes, canos, arames, trilhos, suportes de luminosos, escadas e outros objetos metálicos. Barracas, arquibancadas, palanques e palcos devem ser montados a uma distância mínima de 1,5m (horizontal) da rede elétrica, conforme referência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A distribuidora orienta, ainda, que para iluminar e levar energia para um evento, deve-se contratar profissionais qualificados para realizar as instalações elétricas, já que ligações clandestinas podem causar acidentes e sobrecargas na rede elétrica, aumentando o risco de choque e falta de energia. Nas ligações internas de barracas devem ser evitadas emendas mal feitas e o uso de “T”s e gambiarras. Em caso de necessidade de ligação provisória, os responsáveis devem fazer um levantamento da carga necessária com antecedência e solicitar a ligação junto à Enel.

Balões

A Enel Distribuição Goiás reforça que soltar balões é crime ambiental e pode causar acidentes sérios. Além disso, a soltura de balões próximo da rede elétrica é ainda mais perigosa e aumenta os riscos de incêndios e acidentes.

Fogueiras e fogos de artifício

É importante ressaltar que as fogueiras devem ser feitas em locais abertos e longe da rede elétrica. Os fogos de artifício também devem ser manuseados a uma distância segura dos fios de energia e em locais amplos. Vale lembrar que apenas adultos podem manuseá-los, mantendo sempre uma distância segura das pessoas. A procedência dos fogos também deve ser verificada: é preciso certificar se foram comprados em lojas especializadas e autorizadas.

Em caso de acidente

• O local deve ser isolado para que não haja aproximação de pessoas;

• Não se deve retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios da rede elétrica, até que um profissional qualificado assegure que a energia foi desligada para, assim, manter a segurança e a integridade física dos presentes;

• Jamais tocar em fios partidos;

• Acionar o Corpo de Bombeiros no número 193 e a Enel pelo número 0800-62-0196.

Com a colaboração de Matheus Asafe
Enel Festas Juninas

Enel alerta para cuidados com a rede elétrica durante as festas juninas. (Foto: Banco de Imagens/Enel)

Compartilhe esta matéria!