Na manhã desta terça-feira, dia 21 de junho, o Comandante da Polícia Militar em Valparaíso de Goiás, Tenente Coronel Danilo Braga, esteve reunido com os responsáveis pelo Colégio Estadual Desembargador Dilermando Meireles, mais popularmente conhecido na cidade como CEDDIM.

Além do Comandante da PM-GO, participaram do encontro à diretora Gislene, os coordenadores César e Helania, e Alyane Ribeiro, líder religiosa e representante do grupo Rede Pela Paz.

O objetivo do encontro foi tratar sobre questões relacionadas à segurança nas escolas estaduais do município, que nos últimos dias tornaram-se alvo de ações criminosas na região, inclusive, no próprio CEDDIM, local onde a reunião já citada foi realizada.

Dois assaltos foram registrados no CEDDIM na última semana

Na semana passada, estudantes e funcionários do colégio tornaram-se vítimas da onda de violência que tem atingindo Valparaíso. Por duas vezes, o CEDDIM foi invadido por assaltantes, que renderam algumas pessoas e levaram pertences das vítimas.

A primeira ação ocorreu na quarta-feira, dia 15 de junho. Na ocasião, quatro meliantes armados entraram na escola e roubaram celulares de jovens que encontravam-se dentro do prédio público. No momento, os alunos começaram a gritar, e assustados os bandidos foram embora.

Na sexta-feira (17), mais um episódio levou medo à unidade escolar. Pessoas relataram, que um veículo suspeito, de cor vermelha foi avistado em frente ao CEDDIM. No mesmo dia, novamente, quatro bandidos armados entraram no colégio e roubaram outros alunos.

Preocupada com a situação, na última segunda-feira (20), a diretora Gislene procurou à senhora Maria da Guia, Subsecretária Estadual de Educação, para relatar os fatos ocorridos e solicitou a contratação de mais um servidor para auxiliar na portaria do colégio.

De imediato, o pedido foi atendido pela representante da SEDUC-GO no Entorno do DF, que informou que já está providenciando a admissão de um novo porteiro para o CEDDIM. Segundo a diretora Gislene, um servidor não é o suficiente para atender a demanda de alunos na entrada e saída da instituição pública.

Alyane Ribeiro, Pastora na cidade e represente do Grupo Rede Pela Paz, relatou a nossa reportagem que a direção do colégio já tomou as devidas providências, uma delas é a exigência do uso do uniforme escolar. Ela ainda informa que o Comandante da Polícia Militar se predispôs a ajudar e que medidas preventivas estão sendo tomadas. “Estão previstas duas palestras para o mês de agosto, nelas debateremos a segurança nas escolas e ainda buscaremos conscientizar os estudantes sobre o perigo do consumo de drogas. A diretora Gislene também convirá os pais, pois acreditamos na importância de um trabalho junto da família, pais e mães devem acompanhar a rotina e o comportamento dos filhos dentro da escola”, disse.

Ainda de acordo com o Comandante Danilo Braga, viaturas da Polícia Militar foram colocadas à disposição do CEDDIM e estarão realizando diariamente o patrulhamento do colégio e das demais unidades de ensino da região.

Por Marcelo Carlos