Em Valparaíso, Guarda Municipal recebe armas não-letais

Guardas municipais vão usar pistolas Spark e sprays de pimenta

A Guarda Municipal do município de Valparaíso de Goiás, que segue desempenhando suas atividades desde o mês de novembro de 2017, recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 27 de fevereiro, armas não-letais do prefeito Pábio Mossoró.

Segundo a prefeitura da cidade que fica no Entorno do Distrito Federal, a meta é seguir garantido equipamentos adequados e muito mais estrutura para o trabalho dos guardas municipais.

Além das pistolas Spark e dos sprays de pimenta entregues hoje, na Base Operacional do bairro Jardim Céu Azul, a corporação receberá nos próximos dias duas novas viaturas para fortalecer o patrulhamento nas ruas, avenidas e demais áreas públicas do município goiano.

Após conversa com os profissionais da segurança pública, o prefeito Pábio Mossoró pediu um voto de confiança aos GMs e afirmou que está trabalhando para assegurar ainda mais melhorias ao setor. “Este é um sonho que foi sonhado junto com a população, e que foi realizado. Eu tenho orgulho desta instituição. Não vou desistir dela e tenho certeza que mais conquistas virão por aí”, reforçou.

Spark Z 2.0

Essa arma não-letal é desenvolvida pelo fabricante Condor e foi homologada pelo Exército em 2011, além de ser a primeira arma elétrica incapacitante produzida no Brasil. Ela foi criada para uso ambidestro, conta com alcance de 6 a 10 metros, carga elétrica de 50 mil volts/2,8 miliamperes, baterias recarregáveis, exclusiva chave de neutralização, tecla de ejeção do cartucho, memória digital interna com data e horário dos últimos 1.000 disparos, número de série específicos na pistola e cartuchos, mira a laser e porta USB para captura de dados armazenados na arma.

Spray de pimenta

O spray de pimenta, gás pimenta ou gás OC é um gás lacrimogêneo que irrita os olhos, causa lacrimejo, dor e mesmo cegueira temporária. Ele geralmente é usado por forças de segurança para controle de distúrbios civis ou em alguns países para defesa pessoal.

Da Redação do Alô Valparaíso
gm armas não letais alô valparaíso

Superintendente da Agência Municipal de Segurança e Guarda Municipal, Antônio José, apresentando uma pistola Spark. (Foto: Alô Valparaíso)

Compartilhe esta matéria!