Em Valparaíso, Guarda Municipal recebe armas não-letais

Guardas municipais vão usar pistolas Spark e sprays de pimenta

A Guarda Municipal do município de Valparaíso de Goiás, que segue desempenhando suas atividades desde o mês de novembro de 2017, recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 27 de fevereiro, armas não-letais do prefeito Pábio Mossoró.

Segundo a prefeitura da cidade que fica no Entorno do Distrito Federal, a meta é seguir garantido equipamentos adequados e muito mais estrutura para o trabalho dos guardas municipais.

Além das pistolas Spark e dos sprays de pimenta entregues hoje, na Base Operacional do bairro Jardim Céu Azul, a corporação receberá nos próximos dias duas novas viaturas para fortalecer o patrulhamento nas ruas, avenidas e demais áreas públicas do município goiano.

Após conversa com os profissionais da segurança pública, o prefeito Pábio Mossoró pediu um voto de confiança aos GMs e afirmou que está trabalhando para assegurar ainda mais melhorias ao setor. “Este é um sonho que foi sonhado junto com a população, e que foi realizado. Eu tenho orgulho desta instituição. Não vou desistir dela e tenho certeza que mais conquistas virão por aí”, reforçou.

Spark Z 2.0

Essa arma não-letal é desenvolvida pelo fabricante Condor e foi homologada pelo Exército em 2011, além de ser a primeira arma elétrica incapacitante produzida no Brasil. Ela foi criada para uso ambidestro, conta com alcance de 6 a 10 metros, carga elétrica de 50 mil volts/2,8 miliamperes, baterias recarregáveis, exclusiva chave de neutralização, tecla de ejeção do cartucho, memória digital interna com data e horário dos últimos 1.000 disparos, número de série específicos na pistola e cartuchos, mira a laser e porta USB para captura de dados armazenados na arma.

Spray de pimenta

O spray de pimenta, gás pimenta ou gás OC é um gás lacrimogêneo que irrita os olhos, causa lacrimejo, dor e mesmo cegueira temporária. Ele geralmente é usado por forças de segurança para controle de distúrbios civis ou em alguns países para defesa pessoal.

Da Redação do Alô Valparaíso

Superintendente da Agência Municipal de Segurança e Guarda Municipal, Antônio José, apresentando uma pistola Spark. (Foto: Alô Valparaíso)

Compartilhe esta matéria!