Na próxima terça-feira, 12 de julho, a Polícia Militar do Estado de Goiás, realizará a Formatura Geral de passagem de comando dos batalhões localizados no Entorno Sul, entre eles o 20º BPM de Valparaíso de Goiás.  

O ato solene acontecerá em Luziânia e tem início marcado para as 9 horas da manhã. Na oportunidade, o Tenente Coronel Danilo Braga repassará o comando da PM-GO valparaisense para o Major Alberto Carlos Clemente da Silva.

A troca de comando não é um fato isolado e ocorrerá em várias cidades goianas. As mudanças fazem parte de um planejamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), visando renovar e fortalecer o trabalho da corporação em Goiás.

O vice-governador e novo secretário de Segurança, José Eliton, tem cobrado rigidez no combate à criminalidade no Estado e vem apostando na força da Operação Tolerância Zero. No mês passado, em Luziânia, ele entregou 70 submetralhadoras SMT, 704 pistolas semiautomáticas e 484 coletes balísticos modelo feminino para agentes de delegacias localizadas na região.

Na ocasião, Eliton informou a instalação de um segundo batalhão das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam), na região Metropolitana do DF. O titular da SSP-GO aproveitou o momento para comunicar a chegada de policiais recém-formados para municípios como Valparaíso, Luziânia, Novo Gama e Cidade Ocidental. Ainda de acordo com ele, serão entregues 700 novos veículos para as forças de segurança goianas no mês de agosto.

Apesar da troca de comando na Polícia Militar em Valparaíso, o ex-comandante Danilo Braga deixará um ótimo legado em defesa da segurança da cidade. O policial militar sempre esteve ao lado da comunidade e de seus vários seguimentos. Para o lugar dele chegará ao município o Major Clemente, ex-comandante do batalhão de Cidade Ocidental, profissional também altamente capacitado para assumir a função e grande responsabilidade.

Além do 20º BMP de Valparaíso, outros batalhões também passarão por mudanças no Entorno do DF. No 10º BPM assume o Major Efigênio; no 33º BPM assume o Major Chrisóstomo; na 32ª CIPM assume o Capitão Adriano; na 33ª CIPM/CPChq o Capitão Alan Jones. Todas as informações são da escala divulgada pelo Comando Geral do 5º CRPM.

Por Marcelo Carlos