Em Valparaíso de Goiás, um projeto idealizado pelo advogado José Zito do Nascimento, vem ganhando força e mostrando as pessoas que é possível trabalhar com a agricultura urbana nos grandes centros das cidades do Entorno de Brasília.

Os resultados iniciais da ação são muito positivos e apontam um caminho a ser seguido por demais cidadãos brasileiros.

A proposta criada por Dr. José Zito do Nascimento foi batizada de “Projeto Horta Mandala – Círculo da Vida e da Dignidade”. A atividade consiste em cultivar uma horta experimental caseira que sirva como um alicerce para a implantação da ideia em outros lugares.

A horta experimental do grupo Amigos Solidários fica localizada numa área nos fundos do escritório de advocacia onde Dr. José Zito do Nascimento atende seus clientes. Todos os alimentos vendidos e que são retirados da plantação de hortaliças é designado para o crescimento da ação social em Valparaíso.

O Alô Valparaíso visitou o espaço e conferiu de perto toda a potencialidade produtiva da Horta Mandala. Veja abaixo uma galeria de fotos:

Vale a pena ressaltar que a agricultura urbana é realizada em pequenas áreas dentro de uma cidade, e que o projeto encabeçado pelo advogado Dr. José Zito do Nascimento deve ser visto com bons olhos, pois toda a produção pode ser destinada para consumo próprio ou em vendas de pequenas escala, no comércio local.

O trabalho com a agricultura familiar em espaços urbanos se for bem administrado, certamente será uma ferramenta importante para fortalecer a economia na cidade de Valparaíso, e talvez, de outras regiões do Estado de Goiás.

Dr. José Zito do Nascimento acredita que o modelo pode ser aplicado em praças, parques e terrenos abandonados, e aposta que se o projeto for abraçado pela sociedade, muitas pessoas poderão ser alimentadas através de práticas como esta e assim também favorecerão os ambientes urbanos, tornando-os mais sustentáveis.

O advogado garante que a agricultura urbana é a melhor saída para a produção e consumo de alimentos orgânicos. E, principalmente, para a revitalização de bairros, envolvimento da comunidade valparaisense e geração de renda para o município de Valparaíso de Goiás.

Por Marcelo Carlos