Em Goiás, projeto proíbe corte em serviços de energia, água e gás aos finais de semana e feriado

A propositura é de autoria do deputado estadual Amauri Ribeiro (PRP)

Amauri Ribeiro (PRP), deputado estadual pelo Estado de Goiás, apresentou um projeto de lei que proíbe concessionárias de serviços públicos de água, energia e gás de interromperem o fornecimento em dias como, sexta-feira, sábado, domingo, feriados e no último dia útil anterior ao feriado.

De acordo com a propositura, fica assegurado ao consumidor que tiver suspenso o fornecimento nesses dias o direito de acionar juridicamente a empresa concessionária por perdas e danos, além de ficar desobrigado do pagamento do débito que originou o referido corte.

Para o deputado Amauri, o objetivo é garantir o acesso do consumidor aos serviços básicos de água, energia elétrica e gás durante os finais de semana e feriados, mesmo estando, efetiva ou supostamente, em atraso com o pagamento de suas contas. “Esta medida não visa, de forma alguma, estimular a inadimplência. Porém, a gente sabe que as concessionárias destes serviços básicos mantém um plantão nestes dias, com um número mínimo de funcionários, para atender, prioritariamente, os serviços emergenciais”, justifica.

Segundo o parlamentar, se o consumidor tiver a interrupção do serviço no período vespertino da sexta-feira, por exemplo, por falta de pagamento e realizar a quitação do respectivo débito após o corte de fornecimento, pode ter a baixa bancária realizada somente na terça-feira. “Ou seja, se em uma situação normal ele ficaria sem o serviço por, até dois dias, ficará por quatro dias”, afirma.

Da Redação do Alô Valparaíso
enel

Servidores da Enel em ação no estado de Goiás. (Foto: Alex Malheiros)

Compartilhe esta matéria!