Em Goiás, jovem cega de um olho por causa de glaucoma supera preconceito

A goiana tem 17 anos e vive no município de Catalão, no sudeste do estado

A história de superação de Ana Beatriz Mesquita, de 17 anos, tem motivado muitas pessoas a pensarem na vida com total positividade. A jovem moradora de Catalão, no sudoeste de Goiás, é cega de um dos olhos por causa do glaucoma que teve na infância e vence diariamente o preconceito.

Ela conta que tem superado preconceitos e buscado se aceitar. Tudo começou a melhorar quando a estudante passou a sua trajetória de vida e dicas de maquiagem e beleza nas redes sociais.

Ana Beatriz já conta com quase 60 mil seguidores e comemora poder influenciar tantas pessoas. “A partir do momento que você se aceita, tudo fica mais fácil de resolver, de lidar, você impõe respeito. Não é fácil, mas você tem que impor, tem que exigir que você seja tratado como uma pessoa normal, porque é isso que você é”, contou.

A goiana revela que antes dos 4 anos de idade, ela fez cinco cirurgias no olho por causa do glaucoma e perdeu a visão. Ana conta que sempre sofreu preconceitos, mas se esforça para não dar valor às vozes que a colocavam para baixo. “Se eu te falar que não sofro bullying eu estou mentindo, porque sempre tem uma piadinha ali, alguém te olhando torto. Mas assim, eu nunca me importei. O que é diferente as pessoas sempre vão olhar”, observou.

Segundo a mãe dela, Soégima Batista, a filha foi diagnosticada com a doença, ela e a família também começaram a aprender sobre preconceito. “O preconceito começa dentro de casa. Não se pode tratar a criança com glaucoma diferente das outras. Se você começar a tratar ela de forma diferente ela já vai crescer com isso na cabeça. ‘Eu sou diferente, eu não vou receber uma correção porque sou diferente’. Até quando é criança é mais tranquilo, mas quando a pessoa cresce, isso vira um problema”, disse.

Da Redação do Alô Valparaíso/*Com as informações do G1
glaucoma

Ana Beatriz Mesquita, de 17 anos, usa redes sociais falando sobre superar o preconceito, moda e beleza. (Foto: Reprodução/Instagram)

Compartilhe esta matéria!