Na última segunda-feira, dia 29 de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral em Goiás (TER-GO) disponibilizou um aplicativo gratuito chamado Pardal, que permite que a população valparaisense denuncie crimes eleitorais cometidos por candidatos nas Eleições deste ano. Os alertas são feitos por meio de fotos, vídeos ou áudios enviados ao órgão, que avalia se o caso configura ou não crime eleitoral.

“Se o eleitor entender que é uma irregularidade, ele já faz a foto ou grava o vídeo e a Justiça Eleitoral e o Ministério Público de Goiás [MP-GO] julgam se é realmente uma irregularidade ou não”, explicou o chefe de sistemas eleitorais, Patrício Rios.

Para fazer a denúncia, o eleitor deve registrar em vídeo, foto ou áudio a irregularidade e enviar a mídia pelo aplicativo. Segundo o TRE-GO, o denunciante precisa informar o nome e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), mas pode pedir que esses dados fiquem em sigilo.

Entre as irregularidades que os eleitores podem denunciar estão cavaletes com propaganda dos candidatos no meio da rua, distribuição de brindes e outdoors divulgando os candidatos. O aplicativo já recebeu 80 denúncias de possíveis crimes eleitorais até o início da noite desta terça-feira (30), conforme dados do TRE-GO.

O aplicativo pode ser baixado de forma gratuita em smartphones e tablets dos sistemas Androide ou iOS. As denúncias também podem ser feitas por meio da página do TRE-GO.

Postado por Marcelo Carlos (com as informações do G1)