Informo que a Justiça Eleitoral de Valparaíso de Goiás convoca a todos para comparecerem ao Cartório Eleitoral a fim de proceder à revisão eleitoral e a coleta de dados biométricos.

Fiquem atentos, pois o recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm voto facultado: os analfabetos; os eleitores entre 16 e 18 anos e os eleitores com mais de 70 anos que possuem título de eleitor. O não comparecimento implicará no cancelamento do título eleitoral. Em virtude disso, o cidadão fica impedido de assumir cargos públicos, seja via concurso ou comissão, também perde o direito de realizar matrículas em Escolas e Faculdades, dentre outras implicações.

O Recadastramento Biométrico é um procedimento necessário para que a população vote pela nova geração de urnas. No ato, o eleitor terá uma amostra de sua assinatura colhida, será fotografado e logo em seguida suas impressões digitais serão capturadas.

Foto: Blog Papo do Marcelo – Eleitores de Valparaíso devem fazer o Recadastramento Biométrico.

Informações importantes para os eleitores de Valparaíso

  • Se você já é Eleitor do Município saiba que o comprovante de residência deve ser atual, mesmo que não seja em seu nome próprio (Revisão de Titulo);
  • Caso você queira transferir o Título, lembre-se que além do documento de identidade, se faz necessária a apresentação do comprovante de endereço no próprio nome. O mesmo deverá ser datado entre outubro de 2014 a maio de 2015;
  • Ainda convém lembrar, que em circunstância de recente mudança, deve-se comprovar que reside em Valparaíso-GO no mínimo 3 meses. Ou seja, o Título deverá ser transferido depois de 3 meses resididos na cidade.

Há prazo, determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que os eleitores compareçam aos postos de atendimento. Porém, o TRE-GO adverte que, caso as pessoas deixem para a última hora, a Justiça Eleitoral pode não ter estrutura para atender a todos. Vale a pena lembrar, que o procedimento será finalizado no dia 26 de fevereiro de 2016.

A segunda-feira (24) foi bem movimentada no Cartório Eleitoral de Valparaíso. Como vocês podem observar na imagem abaixo, a população parece estar atenta e não quer deixar para realizar o procedimento de última hora.

Foto: Blog Papo do Marcelo – Moradores de Valparaíso seguem atentos e não deixam o recadastramento biométrico para a última hora.

A 33ª Zona Eleitoral de Valparaíso de Goiás fica localizada na: Área Especial 06, Rua 60, 2ª Etapa, Bairro Jardim Céu Azul. Os telefones de contato são: (61) 3624 2026/ (61)3629-8774/ (61)3629-1828/ (61)3629-1707/ (61)3624-1628. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 12:00 as 18:00 horas.

As Urnas Biométricas reconhecem o eleitor através de sua impressão digital, facilitando sua identificação e diminuindo o tempo gasto no dia da votação.

A Justiça Eleitoral, que já possui o mais rápido processo eleitoral do mundo, alcança um importante estágio de segurança com as novas Urnas Biométricas, já que não existem duas impressões digitais iguais no mundo, reduzindo significantemente a possibilidade de uma pessoa votar por outra.

As próximas eleições nos municípios que passarão por este procedimento ocorrerão somente com urnas biométricas. Dentre as vantagens, os eleitores recadastrados possuem prioridade na recepção do RIC (Registro de Identificação Civil).

Por Marcelo Carlos