Compartilhe esta matéria!

Educação alcança R$ 3 bilhões em investimentos”, anuncia Caiado ao participar da inauguração de novo hall da Seduc, com galeria que homenageia ex-secretários

Espaço entregue na sede da Secretaria de Estado de Educação recebe ainda painel “A instrução”, criado em 1956 pelo pintor e professor de artes Antônio Henrique Péclat de Chavannes e restaurado, neste ano, pelo artista plástico Selvo Afonso. “Isso é cultura, e precisamos resgatá-la”, destaca governador

O governador Ronaldo Caiado durante inauguração do hall da sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que recebeu galeria de ex-secretários e restauração do painel “A instrução”, criado em 1956 pelo pintor e professor de artes Antônio Henrique Péclat de Chavannes: “Esta galeria é histórica e vai continuar por muitos anos, com Goiás referência na Educação”. Foto: André Saddi

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta sexta-feira (26/11), em Goiânia, da inauguração da galeria que homenageia 70 ex-secretários de Educação de Goiás e da restauração do painel “A instrução”, na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O espaço ganhou novo hall e iluminação de Natal. “Hoje, nós chegamos aos R$ 3 bilhões em investimentos”, ressaltou, ao se referir aos recursos destinados ao setor desde o início da gestão, em janeiro de 2019.


Caiado destacou que a homenagem aos ex-titulares da Seduc é um gesto republicano. “É a demonstração que o governo reconhece o trabalho de todos os que aqui passaram. Esta galeria é histórica e vai continuar por muitos anos, com Goiás referência na Educação”, salientou. 


Criado em 1956 pelo pintor e professor de artes Antônio Henrique Péclat de Chavannes, o painel “A instrução” foi restaurado, neste ano, pelo artista plástico Selvo Afonso. De estilo acadêmico-romântico e com 2,85m x 11,50m de dimensões, a obra é originária do prédio do antigo Instituto de Educação de Goiás (IEG). “Isso é cultura, e precisamos resgatá-la”, destacou Caiado. “Hoje, vemos uma restrição muito grande, com alunos focados apenas em alguns temas relacionados à profissão que desejam ter”, ponderou.
A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, explicou que esta é a primeira de duas fases da reforma do prédio-sede da pasta. Em janeiro, adiantou, começa a próxima etapa. “Acredito que ao final deste governo estaremos com a secretaria toda estruturada”, disse. “A História vai se lembrar do dia que viemos para esse prédio. Foi meio tumultuado, difícil de explicar para sociedade que este prédio poderia ser a casa da Educação. Mas hoje temos a sociedade aqui representada pelos ex-secretários, dizendo que a decisão foi acertada e assertiva, o que me deixa muito feliz”, destacou Fátima.


A intenção é honrar os ex-gestores e reconhecer os serviços prestados por eles. “O sentimento nesta noite é de gratidão por ter conseguido sair desta pandemia, chegar até aqui e ver esta galeria entregue”, afirmou a secretária. “O que fica após passarmos por este cargo é o legado de respeito dentro da comunidade, e sei que isso cada uma de vocês deixou”, acrescentou. “Esta casa é, de verdade, de todos vocês”, arrematou.


Atual secretária de Educação do Rio Grande do Sul (RS) e ex-ocupante do mesmo cargo em Goiás, Raquel Teixeira pontuou que melhor que integrar a galeria é “saber que você ajudou a construir essa história”. Ela também exaltou a restauração da obra de Peclát. “Uma iniciativa maravilhosa, que não só resgata a história, mas valoriza a Educação como um todo, área crucial principalmente no século 21 pós-pandemia”, concluiu. Já Virmondes Borges Cruvinel parabenizou Caiado e Fátima pelo desempenho, e destacou que a Educação como política pública é o alicerce de todas as demandas. “O imenso fosso das desigualdades sociais do país será superado com ensino de qualidade”, destacou.


Pró-reitora de pós-graduação e pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Milca Severino Pereira disse que a Educação “é estruturante, e organizar ações para registro da História e evolução desta importante atividade humana é muito meritório, louvável”. “Já tive a oportunidade de falar com o atual governador quando ele era deputado e senador, e em todas as nossas conversas ficou muito clara a importância de valorizar as pessoas. Todas nossas decisões e ações são voltadas para os estudantes, mas o educador, professor, trabalhador da Educação são fundamentais neste processo”, ponderou.


Eliana França, Flávio Peixoto, Jônathas Silva e Vanda das Dores foram os outros ex-secretários que estiveram na solenidade. Participaram também como convidados familiares, amigos e representantes de ex-secretários. Ainda compareceram os secretários Joel Sant’Anna Braga Filho (Indústria, Comércio e Serviços/SIC) e Tony Carlo (Comunicação); deputado federal Glaustin da Fokus; deputado estadual Virmondes Cruvinel Filho; reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Antônio Cruvinel; pró-reitora de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Jaqueline Araújo, representante do reitor Edward Madureira; ex-deputada Onaide Santillo; vereador Marlon Teixeira; presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE-GO), Flávio de Castro; cantoras Martha Cardoso e Sheila de Pena.

Alô Valparaíso/Com as informações da Secom-GO