Compartilhe esta matéria!

Dia internacional da enfermagem e do enfermeiro

O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado anualmente em 12 de maio

O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros.

O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.

O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas através do Decreto no 2.956, de 10 de agosto de 1938. No entanto, no Brasil é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio (com o Dia Internacional da Enfermagem) e termina em 20 de maio (com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem).

Essenciais

Adriane enfermeira de 23 anos adora desafios e está se especializando para ser uma profissional melhor (Arquivo pessoal)

Os enfermeiros são responsáveis por promover práticas sociais, voltadas a promoção do bem-estar em todas as etapas do processo de saúde e doença. Por isso, é fundamental conhecer a importância da enfermagem

Vocação, dedicação e profissionalismo, em geral, são características dos bons profissionais, mas os profissionais da enfermagem precisam de uma dose extra de carinho e empatia para lidar com os desafios diários da profissão.

Para Adriane de Souza Borba de 23 anos, formada em enfermagem a pouco mais de um ano, a profissão tem muito a dizer sobre ela que traz desafios todos os dias ““A enfermagem pra mim é uma profissão incrível e desafiadora onde envolve dedicação, responsabilidade e muito amor ao próximo. A enfermagem é a arte e o caminho que decidi seguir, não é a profissão mais fácil nem a mais valorizada principalmente nos dias atuais, mas é que escolhi para a minha vida”. 

Alô Valparaíso/*Com as informações