Compartilhe esta matéria!

Dia D de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação acontece no sábado (17), em Valparaíso

Vacinas podem ser encontradas em todas as unidades de saúde da cidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Valparaíso de Goiás realiza no próximo sábado, dia 17 de outubro, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e a multivacinação. A imunização acontece das 8h às 17h, em todas as unidades de saúde do município goiano.

A vacinação contra a poliomielite tem por objetivo reduzir o risco de reintrodução da doença e aumentar as coberturas vacinais. O grupo-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Já a multivacinação, atualiza a situação vacinal da população até 15 anos, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. A meta da SMS é aumentar as coberturas vacinais, diminuir ou controlar a incidência de doenças imunopreveníveis como o tétano, o sarampo e a febre amarela.

A mobilização acontece até sexta-feira, dia 30 de outubro. Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece 18 vacinas para crianças e adolescentes, com esquemas vacinais diferenciados, o que impõe uma complexidade para a garantia de manutenção de altas coberturas.

Poliomielite

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.

Da Redação do Alô Valparaíso