Compartilhe esta matéria!

DF registra média de 26 homicídios por mês, diz Secretaria de Segurança Pública

Apesar do número, quantidade de assassinatos em 2021 caiu 14% em comparação ao ano passado. Levantamento considera ocorrências registradas de janeiro a maio.

Peritos da Polícia Civil do DF fazem perícia em local de crime, em imagem de arquivo — Foto: TV Globo/Reprodução
Peritos da Polícia Civil do DF fazem perícia em local de crime, em imagem de arquivo — Foto: TV Globo/Reprodução

De janeiro a maio deste ano, segundo dados mais recentes da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o Distrito Federal registrou 132 casos de homicídio, o que representa uma média de 26 ocorrências desse tipo a cada mês na capital.

Os dados da pasta, no entanto, não consideram junho, mês marcado pela violência em Brasília e em que quatro pessoas de uma mesma família foram assassinadas no Incra 9, em Ceilândia. O suspeito do crime segue foragido (veja mais detalhes abaixo).

Apesar da centena de homicídios por mês, o número de ocorrências desse tipo teve queda de 14% em comparação com igual período do ano passado. Em 2020, foram 155 casos, média de 31 por mês.

Segundo o levantamento, as ocorrências de latrocínio – roubo seguido de morte – também tiveram queda este ano. Ao todo, foram nove vítimas desse tipo de crime em 2021. No ano passado, ocorreram 19 crimes dessa natureza, uma redução de 52%.

O total de casos de latrocínio tentado (quando a vítima sobreviveu), no entanto, subiu 33%, passando de 60 para 80 no período avaliado. Já as tentativas de homicídios tiveram queda de 15%. O total caiu de 324 para 274, de janeiro a maio.

Crimes contra o patrimônio

1˚ Batalhão de Policia Militar do DF atua na Asa Sul, em imagem de arquivo — Foto: Andre Borges/Agência Brasília
1˚ Batalhão de Policia Militar do DF atua na Asa Sul, em imagem de arquivo — Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Além dos crimes contra a vida, a SSP também divulgou dados das ocorrências contra o patrimônio. Segundo a pasta, por dia, o Distrito Federal registrou média de 47 casos de roubo a pedestres.

Ao todo, foram 7.184 assaltos a transeuntes registrados de janeiro a maio. No ano passado, foram 9.383 em igual período, uma redução de 23%.

Alô Valparaíso/*Com as informações G1 DF