Detran Goiás autua mais de 300 condutores por embriaguez

Segundo o órgão, as Blitzes da Balada Responsável foram realizadas nos principais destinos turísticos do Estado

O Detran Goiás informou nesta quinta-feira, dia 27 de fevereiro, que realizou 2.119 testes do bafômetro durante a Operação Carnaval. Desses, 299 condutores foram autuados por dirigir embriagados, e quatro foram encaminhados à delegacia. Equipes da autarquia desenvolveram trabalho de conscientização e verificação do cumprimento da Lei Seca no interior e na Região Metropolitana do Estado.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás, a Operação Carnaval ocorreu de 22 a 25 e foi realizada em locais de grande aglomeração de foliões. Educadores de trânsito realizaram abordagens de conscientização em bares, restaurantes e shows, além dos bloqueios educativos nas principais saídas da capital (GOs 020, 060, 070, 080). Equipes de fiscalização realizaram blitzes da Balada Responsável.

Para o gerente de fiscalização do Detran-GO, major Daniel Resende, explicou que a Operação Carnaval visou sensibilizar condutores para o respeito aos limites de velocidade e da não combinação de bebidas alcoólicas e direção, com objetivo de contribuir com a redução do número de acidentes.

O condutor flagrado dirigindo sob o efeito de álcool ou que se negar a fazer o teste do bafômetro é autuado administrativamente. Paga multa no valor de R$ 2.934,70 (podendo dobrar em caso de reincidência) e responderá processo que pode resultar na suspensão de 12 meses do direito de dirigir. Quando o bafômetro acusar valor igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar o motorista será enquadrado em crime de trânsito. Além das punições administrativas, ele será preso em flagrante, podendo pegar de 6 meses a três anos de detenção.

Confira abaixo os números das Blitzes da Balada Responsável:

Balanço Operação Carnaval (22 a 25)

Pessoas abordadas – 2.363

Veículos verificados – 2.363 Autuação Art. 165 – 58

Autuação Art. 165-A – 241 (Recusa do teste do bafômetro)

Flagrante Art. 306 – 4

Testes do bafômetro realizados – 2.119

Com a colaboração da Agência Brasil
detran

Detran Goiás realizou blitzes durante todo o carnaval. (Foto: Divulgação)

Compartilhe esta matéria!